Curso de Gestão reúne empreendimentos solidários do campo e da cidade

Teve início nesta segunda-feira (18) o Curso de Extensão Universitária de Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários, reúne representantes de empreendimentos solidários do campo e e da cidade.

O Curso é realizado pela Tecsol – Incubadora de Economia Solidária da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), promovido pela Rede Mandala e conta com o apoio do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araujo – Cefuria.

Na aula inaugural, o professor do Curso de Administração da Uninter e mestrando da UTFPR, Julio Cezar Bernardelli, fez questão de frisar que os encontros serão uma construção coletiva, um “aprender juntos”. “Vocês são muito mais cabeças pensantes do que eu, porque eu sou um só”, enfatizou. Ele também destacou que em gestão nem sempre se tem uma sequência lógica, é preciso saber lidar com os imprevistos, não existe uma “receita de bolo”. É necessário, ainda, saber conviver com as diferenças.

A professora Marilene Zazula, coordenadora da Tecsol, construiu uma linha do tempo que relacionou a história do Brasil com a da Economia Solidária. Destacou os retrocessos ocorridos recentemente, com o rebaixamento da Secretaria de Economia Solidária (Senaes) para Subsecretaria durante o governo Temer e sua extinção, junto com o fim do Ministério do Trabalho, no atual governo.

As aulas do Curso de Gestão acontecerão todas as segundas-feiras, das 8h20 às 12h, e vão até o dia 10 de junho. O curso terá 60 horas-aula e abordará os seguintes conteúdos: “Em que este Curso irá nos ajudar?”, “Oratória Básica”, “Nosso Trabalho: Preço e Valor”, “Quais nossos potenciais de produção?”, “Marketing Solidário”, “Logística e Organização em Rede” e “Administração Geral na perspectiva da Economia Solidária”, além de 20 horas de atividades complementares.

Aulas em espaço sustentável

Vale destacar que as aulas acontecerão no Escritório Verde da  UTFPR, a primeira construção acadêmica sustentável do Brasil. Foi projetado pelo Prof. Dr. Eloy F. Casagrande Jr. em parceria com mais de 60 empresas.

É uma construção a seco de 150m², tendo suas paredes construídas em 12 dias e a estrutura da obra erguida em 7 dias. A construção wood-frame é modular, não gera resíduos e estoca carbono. As paredes duplas permitem a colocação de isolamento térmico-acústico. Além destas e outras tecnologias, a construção conta com telhado verde e gera sua própria energia a partir da captação da irradiação solar.

Confira as fotos da primeira aula

18-02-19 - Curso de Gestão - 1ª aula

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 1 =