Trabalhos acadêmicos, dissertações e teses

Aqui você encontrará monografias, projetos, dissertações, teses e outros importantes trabalhos acadêmicos produzidos por pessoas que passaram pelo Cefuria e/ou que utilizaram o acervo disponível no Centro de Formação para realizar suas pesquisas acadêmicas.

Redes solidárias: um estudo a partir das percepções e experiências dos/as trabalhadores/as da Rede Mandala – Rede Paranaense de Economia Solidária Campo Cidade
Dissertação
Autor: Rayane Souza Costa
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como a Rede Mandala – Rede Paranaense de Economia Solidária Campo Cidade contribuiu para o fortalecimento do trabalho associado dos/as seus/suas trabalhadores/as. Para tanto, foi realizado um estudo de caso da Rede Mandala, formada por 96 EES. A abordagem metodológica e epistemológica adotada foi qualitativa histórico-dialética, por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Foram realizadas cinco entrevistas em profundidade, examinadas por meio do método de análise de conteúdo. Como principais resultados observou-se que a Rede Mandala, apesar de reunir trabalhadores/as em torno de um objetivo comum, que é a integração campo e cidade, tal fato ainda é incipiente e não consolidou uma identidade coletiva; além disso, seus EES ainda convivem com dificuldades relacionadas à viabilidade econômica e demandam processos formativos contínuos, demonstrando o caráter imprescindível de políticas públicas no campo da Ecosol; todavia, a rede vem possibilitando e fortalecendo processos participativos, democráticos e autogestionários.

Passando a palavra: experiências de produção de espaços na comunicação popular e livre em Curitiba, PR
Dissertação
Autor: André de Souza Fedel
Resumo: A pesquisa busca analisar as diferentes maneiras em que o espaço geográfico é produzido na relação com a comunicação. Para tanto, pretende contribuir com os diversos entendimentos da comunicação, desde a história da implementação das técnicas e sistemas de comunicação realizadas pelo Estado e suas dinâmicas no território brasileiro.

O programa tarifa zero no transporte coletivo de Curitiba
Monografia
Autor: Diego Augusto Dihel
Resumo: A explosão do número de automóveis nas grandes cidades brasileiras associada à exígua mobilidade urbana,por parte das classes subalternas faz com que novas políticas de circulação e de acesso à cidade venham sendo reivindicadas, também pelas classes abastadas,mas ,principalmente,pelo proletariado urbano. Essas reivindicações vêm ganhando maior força,nos últimos anos,devido ao aumento da segregação urbana,que é uma característica inerente ao desenvolvimento das cidades capitalistas ,e que, na fase atual, de financeirização da economia,tornou o bem-estar da população dispensável,em prol da captação de recursos a partir do chamado “marketing urbano”.

A trajetória social da Irma Tereza Araújo : serviço e contemplação
Dissertação
Autora: Letícia Figueira Moutinho Kulaitis
Resumo: Estudo da trajetória social da Irmã Tereza Araújo (1919-1981), religiosa da Congregação das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo que, na década de 1970 a 1980, realizou a primeira inserção religiosa em meio popular no bairro do Boqueirão e influenciou a atuação de obras comunitárias em Curitiba e Região Metropolitana de Curitiba, bem como do Centro de Formação Urbano-Rural Irmã Araújo, fundado em 1981.

Cefuria – Militância e Paixão: Um estudo sobre a processualidade do sujeito político em contexto de formação
Tese – 2007
Autora: Rosa Amalia Espejo Trigo
Resumo: O trabalho teve como objetivo estudar a processualidade do sujeito político que participa de espaços coletivos populares. A pesquisa foi realizada com militantes do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araujo – Cefuria.