Centro de Articulação

Abertura do Intercâmbio debate reforma agrária popularO Centro de Articulação e Promoção em Reforma Agrária e Economia Popular Solidária é um espaço de fortalecimento de uma nova cultura do trabalho, produção, consumo e cuidado com a vida e com o meio ambiente.

A partir de valores e princípios da solidariedade, cooperação e autogestão, reforma agrária, agroecologia e sustentabilidade, o Cepra desenvolve pesquisas, formações e estudos que contribuam na reflexão da necessidade de fortalecimento da Economia Solidária e da Reforma Agrária no país.

O Centro de Articulação é formado a partir da relação e contato do Cefuria com diversos grupos que apontam que uma economia alternativa e que uma justa distribuição de terras é possível. Assentados da reforma agrária, integrantes de empreendimentos de economia solidária mostram, diariamente, a importância e a necessidade de se pensar outros modos de produção e consumo, que não explorem o meio ambiente e a vida das pessoas.

Conheça alguns grupos e espaços de promoção em Reforma Agrária e Economia Solidária acompanhados pelo Cefuria:

Clubes de Troca
Feira Permanente de Economia Solidária
Padarias Comunitárias
População em Situação de Rua
Catadores e catadoras de material reciclável

O que o Centro de Articulação em Promoção da Reforma Agrária e Economia Popular Solidária oferece?

  • Formações

O Centro de Articulação consolida um espaço de formação e articulação de Economia Solidária e Reforma Agrária através do desenvolvimento de trocas de experiências e intercâmbios, oficinas de formação, produção cultural, seminários e rodas de diálogo que permitem debater relações entre as lutas e as práticas de grupos do campo e da cidade, através de aproximações como no fornecimento e recebimento de produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Um dos espaços referência na reflexão de um novo modo de produção, consumo e cuidado com a vida e meio ambiente é a Escola de Formação Básica Multiplicadora de Economia Popular Solidária.

>> Conheça a Escolinha de Economia Solidária
>> Veja o trabalho desenvolvido com grupos beneficiados pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

  • Estudos e pesquisas

O Centro também é espaço de referência no registro e memória de lutas populares, através da integração com o Centro de Documentação e Biblioteca Popular (Cedoc) Mara Vallauri.

O Cedoc dispõe também de uma vasta bibliografia de temas afins como História, Política, Sociologia, Psicologia Social, Dívida Externa, ALCA, Teologia da Libertação, Reforma Agrária, entre outros. Todos estes temas estão publicados na forma de textos, cartilhas, periódicos, trabalhos acadêmicos, folhetos, livros, fotografias e vídeos.

>Conheça o CEDOC Mara Vallauri
>> Veja algumas publicações de livros e cartilhas do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo

 

Incra

 

O Centro de Articulação é uma iniciativa criada a partir de parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária