Segurança e Soberania Alimentar

Soberania Alimentar  (1)A atuação na área de segurança e soberania alimentar teve início de forma mais direta no Cefuria em 2011, quando se tornou a entidade mediadora do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA em Curitiba e Região Metropolitana. Coordenado pela Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB, o programa baseia-se na distribuição de alimentos produzidos por cooperativas da reforma agrária no interior do estado a grupos e comunidades urbanas.

Atualmente, aproximadamente 10 mil pessoas são atingidas diretamente pelo programa, recebendo semanalmente alimentos produzidos por cooperativa de trabalhadores/as rurais e pequenos/as agricultores/as que produzem de forma mais justa e saudável.

Para além da distribuição de alimentos, a atuação do Cefuria no PAA cumpre o papel de fortalecer as organizações populares, a partir da compreensão de que a política não se trata de um favor do poder público, mas sim um direito. Por meio do Conselho Gestor do PAA, representantes das entidades e associações que recebem os alimentos se reúnem mensalmente para tomar decisões coletivas, contribuir na logística de entrega dos alimentos, fortalecendo a autogestão.

O processo de formação de lideranças comunitárias ligadas ao PAA deu um passo a mais no segundo semestre de 2012, com o curso intitulado “Soberania alimentar, entre o campo e a cidade: curso de formação de lideranças do PAA­”, de iniciativa do Centro de Formação Milton Santos-Lorenzo Milani, do qual o Cefuria faz parte.

Cerca de 50 pessoas, vindas de associações de carrinheiros e de moradores, clubes de trocas, grupos de economia solidária entre outras entidades, participaram dos encontros formativos, organizados em quatro módulos. A partir da metodologia da educação popular, foram debatidos temas com a soberania alimentar, o papel do Estado e das políticas públicas, a importância da organização popular e dos movimentos sociais, o trabalho e das desigualdades sociais.