Clubes de Troca

Clubes de troca são formas de se vivenciar a economia solidária, espaços onde as pessoas se juntam para realizar trocas de produtos, serviços, valores e saberes entre si, de forma solidária.. Alguns utilizam a moeda social, que não pode ser vendida nem acumulada.

O CEFURIA acompanha a Rede Pinhão de Clubes de Troca, composta por vários grupos de Curitiba e Região Metropolitana que se reúnem para trocar, produzir e se organizar em torno do trabalho e direitos sociais, articulando-se com os diversos movimentos sociais. “Pinhão” é o nome da moeda social utilizada.

Em Curitiba, o primeiro Clube de Trocas foi criado em 2001, no bairro Sítio Cercado. Hoje o Clube de Trocas Pinhão existe em vários locais da cidade e se espalha para outros municípios do Paraná.

Acesse o livro “Clubes de Troca: Rompendo o silêncio, construindo outra história”, organizado por Gisele Carneiro e Antônio Bez, educadores do Cefuria, que traz a sistematização da experiência de educação popular desenvolvida desde 2001 com os Clubes de Troca.

Clique aqui para baixar o folder da Rede Pinhão de Clubes de Troca.

>> Confira notícias relacionadas a essa Área de Atuação