Áreas de atuação

Seminário catadores 2012Catadores de materiais recicláveis
O trabalho com grupos de catadores de materiais recicláveis está entre as ações do Cefuria desde 2008. A partir da educação popular, o trabalho busca desenvolver a organização coletiva e autônoma dos catadores, que muitas vezes são explorados por atravessadores e empresários do setor de reciclagem.

CEDOCCentro de Documentação e Biblioteca
O Centro de Documentação e Biblioteca Popular Mara Vallauri é um espaço de pesquisa aberto ao público em geral, cuja especificidade são os Movimentos Sociais, a Educação Popular e a Socioeconomia Popular Solidária. O CEDOC tem por objetivo incentivar sua pesquisa e torná-la conhecida às novas gerações.

Clubes de TrocaClubes de troca
Clubes de troca são experiências de economia solidária, espaços onde as pessoas se juntam para realizar trocas de produtos, serviços e saberes entre si, de forma solidária, utilizando ou não a moeda social.  Hoje o Clube de Trocas Pinhão existe em vários locais da cidade e se espalha para outros municípios do Paraná.

Escolinha 2013Escola de Formação Básica Multiplicadora de Economia Popular de Trabalho
É um curso de formação que tem por objetivo ampliar o coletivo de educadores em Economia Popular Solidária para ajudar no desenvolvimento de iniciativas de trabalho e renda onde se desenvolvam valores não capitalistas.

Feira de Economia Solidária Feira de Economia Popular Solidária
A feira é realizada uma vez por mês, com mais de 20 iniciativas de economia popular solidária, vindas de Curitiba e Região Metropolitana. Além das exposições de artesanatos, alimentos agroecológicos, lanches, roupas e materiais de limpeza, a feira também é espaço de formação apresentações artísticas e culturais.

Padarias comunitáriasPadarias Comunitárias
A rede das Padarias Comunitárias surgiu no bairro Sítio Cercado, quando um grupo de mulheres, preocupadas com as dificuldades dos moradores buscou projetos que viabilizaram a compra de equipamentos para a primeira padaria, Nossa Senhora Auxiliadora. Atualmente elas estão espalhadas na grande Curitiba.

Rede Mandala
A Rede Mandala – Rede Paranaense de Economia Solidária Campo-Cidade é uma articulação que reunisse redes, empreendimentos e coletivos de economia solidária do campo e da cidade no Paraná.

Soberania Alimentar (2)Segurança e Soberania Alimentar
A atuação na área de segurança e soberania alimentar iniciou em 2011, quando o Cefuria tornou-se a entidade mediadora do PAA em Curitiba e RMC. O programa é baseado na distribuição de alimentos produzidos por cooperativas da reforma agrária no interior do estado a grupos e comunidades urbanas.

VideotecaVideoteca Popular
São mais de 700 títulos que abordam diferentes áreas temáticas à disposição dos movimentos sociais, pastorais, escolas, universidades, sindicatos, associações e comunidade em geral. Nela você encontra vídeos voltados para formação, capacitação e educação popular.