Livros

Série Memória das Lutas Populares Brasileiras no Paraná pós-ditadura militar 

Irmã Araújo Vida e Obra
Volume 1 da série “Memória das Lutas Populares no Paraná Pós-Ditadura Militar”. Este livro resgata a história da Irmã Araujo, lutadora popular que atuou nos anos 70 e início dos 80, trabalhando na organização do povo na busca por seus direitos.
Autora: Ana Inês Souza | Editora: Gráfica Popular | Ano: 2004

 

 

livromemorias2Movimento de Mulheres do Paraná: 10 anos construindo vida
Volume 2 da série “Memória das Lutas Populares no Paraná Pós-Ditadura Militar”. O livro resgata a história do Movimento Popular de Mulheres do Paraná, que atuou de 1981 a 1993.
Autora: Márcia Carneiro Knapik | Editora: Gráfica Popular | Ano: 2004

 

 

Movimento Popular e Transporte Coletivo em Curitiba
Volume 3 da série “Memória das Lutas Populares no Paraná Pós-Ditadura Militar”. O livro constitui relato de um dos episódios da luta pelos direitos dos trabalhadores no Brasil, pela melhoria do transporte coletivo.
Autor: Lafaiete Santos Neves | Editora: Gráfica Popular | Ano: 2006

 

 

livromemorias4Movimento de Participação Popular na Constituinte
Volume 4 da série “Memória das Lutas Populares no Paraná Pós-Ditadura Militar”. Este livro tem o objetivo de apresentar uma história pouco estudada. Sem a existência do Movimento de Participação Popular na Constituinte a história brasileira teria sido outra.
Autora: Fernanda Striker Baggio | Editora: Gráfica Popular | Ano: 2006

 

Cefuria: 25 anos fazendo história popular
Volume 5 da série “Memória das Lutas Populares no Paraná Pós-Ditadura Militar”. Este livro conta a história do CEFURIA – Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araujo.
Autora: Ana Inês Souza | Editora: Gráfica Popular | Ano: 2006

 

 

Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua
Volume 6 da série “Memória das Lutas Populares no Paraná Pós-Ditadura Militar”. A autora Mara Vallauri soube captar a importância do tema das crianças de rua. Sensível,  abandonou a vida na Itália e veio à Curitiba convier e aprender com estas crianças.
Autora: Mara Vallauri | Editora: Gráfica Popular | Ano: 2006

 

Série Metodologia e Sistematização das Experiências Coletivas Populares

A busca do tema gerador na práxis da educação popular
O livro mostra como é possível construir uma prática pedagógica dialógica, sem deixar de lado os conhecimentos científicos. É o volume 1 da série “Metodologia e Sistematização de Experiências Coletivas Populares”.
>> Clique aqui para baixar

 

Clubes de Troca: Rompendo o silêncio, construindo outra história
Mostra uma prática de Educação Popular e busca contribuir para o fortalecimento dos clubes de troca,  do movimento de economia solidária e de uma economia a serviço da vida. É o volume 2 da série “Metodologia e Sistematização de Experiências Coletivas Populares”.
>> Clique aqui para baixar

 

historia_social_trabalho_capaEscola de Formação Básica Multiplicadora da Economia Popular Solidária – “História Social do Trabalho”
Apresenta uma prática político-pedagógica com um processo educativo dialógico, que convida os participantes a se engajarem na transformação da realidade. É o volume 4 da série “Metodologia e Sistematização de Experiências Coletivas Populares”.
>> Clique aqui para baixar

 

LivroProjetoFAS_Novembro-2016Formação Político-cidadã para o mundo do trabalho-2016
Apresenta a experiência de formação em educação popular desenvolvida pelo Cefuria com servidores da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS). É o volume 5 da série “Metodologia e Sistematização de Experiências Coletivas Populares”.
>> Clique aqui para baixar

 

Coopera Rua: Experiências de economia solidária com a população em situação de rua de Curitiba
Mostra um importante trabalho do Cefuria com a população em situação de rua de Curitiba, aproximando-a da economia solidária e da educação popular: Coopera Rua.
>> Clique aqui para baixar

 

Gestão Compartilhada para Empreendimentos Econômicos Solidários
O livro, lançado em 2020, é resultado do Curso de Extensão Universitária em Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários, construído pelo CEFURIA – Centro de Formação Urbano Rural em parceria com a TECSOL – Incubadora de Economia Solidária da UTFPR/CT. >> Clique aqui para baixar

 

Rede Mandala: Economia Solidária Entrelaçando Campo e Cidade
Sistematiza a experiência de 5 anos de desenvolvimento do Projeto Rede Mandala – Campo e Cidade, e conta com diversos relatos de pessoas do campo e da cidade dos mais de 90 Empreendimentos Econômicos Solidários e entidades de Apoio e Fomento à Economia Solidária vinculados à Rede Mandala. >> Clique aqui para baixar