Centro de Documentação

CEDOC

O Centro de Documentação e Biblioteca Popular (CEDOC) Mara Vallauri é um espaço de pesquisa aberto ao público em geral, cuja especificidade são os Movimentos Sociais, a Educação Popular e a Socioeconomia Popular Solidária. Entretanto, o CEDOC dispõe também de uma vasta bibliografia de temas afins como História, Política, Sociologia, Psicologia Social, Dívida Externa, ALCA, Teologia da Libertação, Reforma Agrária, entre outros.

Todos estes temas estão publicados na forma de textos, cartilhas, periódicos, trabalhos acadêmicos, folhetos, livros, fotografias e vídeos.

Além de preservar a memória das lutas populares, o CEDOC tem por objetivo incentivar sua pesquisa e torná-la conhecida às novas gerações.

Via de regra, a preservação histórica é feita pelas elites e sobre os monumentos e reminiscências de modos de vida que, embora tenham sido construídos e sustentados pelos trabalhadores – escravos, servos, camponeses, operários – foram e são desfrutados pelas próprias elites.

O CEDOC rompe com esta tradição e coloca à disposição dos trabalhadores e trabalhadoras a memória coletiva de sua própria classe que é quem, de fato, constrói riqueza e conhecimento humano.

Como disse José Marti: “Conhecer é ser livre.”

CEDOC MARA VALLAURI
Aberto para o empréstimo de mídias
Funcionamento:
Terças-feiras – 9h às 12h
Quintas-feiras – 14h às 18h

Fone/fax: (41) 3322-8487
Endereço: Rua Desembargador Motta, 2791
Bigorrilho – Curitiba