Frentex | Atividades marcam a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação

Fonte: FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação
Por Frentex – Frente Paranaense pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão 

Stêncil

O Paraná também está na luta pelo direito à comunicação. Nos dias 24 e 29 de outubro a Frente Paranaense pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão (Frentex-PR) vai promover duas atividades diferentes em Curitiba: uma oficina de stêncil e um debate sobre Comunicação Pública. As ações integram a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, com atividades confirmadas em 13 estados de todas as regiões do Brasil.A Oficina de Stêncil pela democratização da mídia será no dia 24, na Praça Osório, em Curitiba, a partir das 15h. Por meio da técnica de pintura, o encontro tem o objetivo de incentivar os participantes a pensarem criticamente e expressarem questionamentos e problemáticas geradas pela concentração midiática no Brasil. “A falta de pluralidade e diversidade cultural, a objetificação da mulher, o racismo, o coronelismo eletrônico, a publicidade abusiva contra crianças, a homo, bi e transfobia, todos são motivos para colorir pela democratização da mídia e por respeito aos direitos humanos!”, afirma a ativista Anupama Salamon, da Frentex-PR.

Já o debate sobre Comunicação Pública vai mobilizar todas as gentes no dia 29 de outubro. A atividade terá início às 19h, no auditório da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Campus Juvevê. O evento contará com a presença do jornalista da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e coordenador do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, Jonas Valente. Há muito tempo ele se dedica à pesquisa e militância política para defender os princípios da comunicação pública.

“A luta pela mídia democrática reivindica, entre outros, o fortalecimento da comunicação pública. Entender o papel dos veículos públicos de comunicação, como rádios e TVs educativas, faz com que avancemos na defesa da comunicação plural e diversa – direito de todos os cidadãos. Aqui no Estado, temos que voltar a discutir a situação da Rádio e Televisão Educativa do Paraná, por exemplo”, reforça Diangela Menegazzi, diretora de Formação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor-PR) e militante da Frentex-PR.

O debate é promovido pela Frentex-PR e SindijorPR, e tem o apoio do Departamento de Comunicação da UFPR e do Grupo de Pesquisa Comunicação e Democracia. O Cefuria – Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo é uma das organizações que integra a Frentex, e estará presente na organização das atividades.

Cenário Político

O atual cenário político brasileiro, com o aumento da movimentação antipopular e medidas de austeridade que afetam as condições de vida da maioria da população, tornam a luta pelo direito à comunicação ainda mais estratégica se quisermos alcançar um projeto justo e democrático para o desenvolvimento do país.

Semana Nacional

Convocada pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, a ‘Semana’ tem por objetivo chamar atenção para a importância da atualização do marco legal para as comunicações, que contemple todos os setores da sociedade.

Nesse contexto, duas frentes se tornam necessárias: a coleta de assinaturas ao Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática e a cobrança para que o Poder Público tome medidas imediatas para avançar na garantia e promoção da liberdade de expressão.

Vale lembrar que menos de dez grupos familiares concentram os principais meios de comunicação no Brasil, numa verdadeiro esquema de monopólios e oligopólios em âmbito regional e nacional. Além disso, cerca de 25% dos senadores e 10% dos deputados controlam concessões de rádio e televisão, violando a Constituição Federal de 1988 e desequilibrando o jogo democrático da representação política.

>> Participe do debate Comunicação Pública: informações plurais e diversidade cultural: https://goo.gl/17isli
>> Participe da Oficina de Stêncil pela democratização da mídia: https://goo.gl/4ogbCr 
Comunicação Pública

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 3 =