Campanha #MapeandoCuritiba pretende identificar os espaços vazios da cidade

Mapeando-curitiba-1024x817

A campanha #MapeandoCuritiba quer identificar os espaços sem utilização na cidade. Para isso, pede a contribuição de todos, através do envio de fotografias dos locais abandonados e sugestões de destinação.

A iniciativa é uma realização da Frente Mobiliza Curitiba, uma articulação de organizações da sociedade civil que tem se dedicado ao debate do planejamento da cidade. O Cefuria é uma das entidades que compõem a Frente.

Saiba mais sobre a campanha:

Campanha #MapeandoCuritiba

Fonte: Frente Mobiliza Curitiba

Com quase 2 milhões de habitantes e mais de 400 km², Curitiba é a oitava cidade mais populosa do Brasil e a maior do sul do país. O modelo urbanístico não se adéqua mais ao recente e rápido crescimento da população. Os habitantes da “cidade-modelo” sofrem hoje com o trânsito caótico, transporte coletivo defasado e com a aparente falta de espaço que os obriga a viver cada vez mais longe da região central, onde a oferta de transporte e a infraestutura são insuficientes. Mas será que está mesmo faltando espaço na cidade?

A campanha #MapeandoCuritiba quer provar o contrário. O levantamento popular de áreas não utilizadas e subutilizadas vai mostrar que a especulação imobiliária e a falta de instrumentos municipais para evitá-la impedem que terrenos vazios e imóveis abandonados tenham destinação adequada. Esses lugares deixam de serem aproveitados para moradia ou para locais de usufruto coletivo, como praças e escolas.

Você conhece muitos espaços que não estão sendo aproveitados? Observe a região próxima a sua casa, ao seu trabalho, ou onde você estuda. Olhando atentamente, você vai perceber que o número de espaços não utilizados é bastante alto.

Ajude-nos a identificar e propor soluções para esses locais. Participe da campanha #MapeandoCuritiba e envie fotos dos espaços vazios da nossa cidade, junto com a sugestão de utilização. Coloque na legenda a frase “Aqui poderia ser…” e a sua ideia.

Poste a foto no Facebook, no Instagram ou no Twitter com a hastag #mapeandocuritiba. Se quiser, também pode nos enviar no e-mail mobilizacuritiba@gmail.com.

Para melhor identificação, coloque o nome do autor da imagem e o local de onde a foto foi tirada.

Todas as imagens coletadas serão disponibilizadas em nossa página no Facebook, e contribuirão para o mapeamento dos vazios urbanos de Curitiba. Vamos propor soluções de formas criativas para os espaços da nossa cidade!

E aí, o que poderia ser aqui?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 1 =