Quer estudar as lutas populares do Paraná?

Revolta dos posseiros, 1957, sudoeste do Paraná.

Revolta dos posseiros, 1957, sudoeste do Paraná.

A partir de 28 de março, o Centro de Formação Milton Santos-Lorenzo Milani e a Centro Jesuíta de Cidadania e Ação Social – CJCIAS/CEPAT iniciam um ciclo de formação sobre as lutas populares históricas do Paraná. Serão oito etapas, todas realizadas aos sábados, das 8h às 18h, rua João Baptista Gabardo, 433, Sítio Cercado. O curso é voltado especialmente a lideranças comunitárias e integrantes de movimentos e organizações sociais.

O objetivo é estudar e debater a respeito dos principais momentos de conflitos sociais na história do Paraná, lidando, a partir de um trabalho seletivo, crítico e indagador, com os mais importantes momentos de resistência e luta popular em favor do interesse das maiorias pobres, dos trabalhadores e dos desterrados de sua cultura. Trata-se de uma leitura alternativa da história, na perspectiva dos movimentos sociais, considerando a memória daqueles que resistiram à opressão e que se engajaram em causas comuns.

Ao contrário do que se tornou comum dizer, o Paraná tem uma história de enfrentamento e rebeldia sim. Os episódios escolhidos são alguns dos mais importantes, ainda que haja outros tão importantes quanto.

> Inscrições até 6 de março, pelo correio eletrônico: cepat_cjciascuritiba@asav.org.br

Sobre o Centro

O Centro de Formação Milton Santos – Lorenzo Milani persegue desde sua fundação, em 2003, o objetivo de provocar o estudo da realidade atual, com o horizonte para a resistência e a luta dos trabalhadores e das trabalhadoras, por condições dignas de vida e uma sociedade justa. Fazem parte do Centro o CEFURIA, Centro Jesuíta de Cidadania e Ação Social – CJCIAS/CEPAT, Assembleia Popular, Comunidades Eclesiais de Base – CEBs e Consulta Popular.

Página do evento no FB: Curso Lutas Populares no Paraná
Realização: Centro de Formação Milton Santos – Lorenzo Milani e CJCIAS/CEPAT
Apoio: Instituto Humanitas Unisinos (IHU)

Cartaz- final

Um comentário sobre “Quer estudar as lutas populares do Paraná?

  1. Olá, acho importante conhecer às histórias de lutas sociais no Paraná. Parabéns pelo curso ofertado. Eu tenho vontade de participar dessa formação e luta. Aguardo informações relevantes para se inscrever neste curso. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 6 =