Colocando a mão na massa: Oficinas de panificação aproximam população em situação de rua da Economia Solidária

Oficina de panificação13

E hoje foi dia dos/as participantes das oficinas técnicas do projeto Coopera Rua colocaram a mão na massa – literalmente! Bolo Toalha Felpuda, bolachinhas de polvilho e pães de queijo foram produzidos pelos/as 10 participantes da oficina de Panificação, que começou nesta quinta-feira (17).

Na atividade, as pessoas debateram como é possível desenvolver produtos em uma lógica sem exploração – através da Economia Solidária – , aprenderam receitas, ganharam dicas para ajudar na fabricação dos produtos, e estabeleceram algumas regras para limpeza e uso coletivo dos equipamentos.

Oficina de panificaçãoNos próximos dias, além de novas receitas, participantes devem debater os processos de apresentação, divulgação, comercialização e consumo dos diferentes produtos que serão produzidos. Todo esse processo deve dar condições das pessoas experimentarem a criação de novos empreendimentos de economia solidária.

A oficina foi realizada na Padaria Comunitária O Pão Nosso, no bairro Fanny, com a contribuição de integrantes de diferentes padarias comunitárias de Curitiba. A contribuição dessas mulheres só mostra como a Economia Solidária é possível e reforçam o quanto é importante trocar experiências entre diferentes grupos.

A oficina de panificação é a primeira de três oficinas que serão ofertadas pelo Cefuria até o dia 16 de dezembro. Ela é resultado de um processo iniciado no começo de 2015, com o início do projeto ‘Gerando renda e criando dignidade com a população em situação de rua de Curitiba’, conhecido como Coopera Rua.

Ao longo desse tempo foram realizadas rodas de conversa, atividades em equipamentos públicos ou em espaços que são acessado pela população em situação de rua, um seminário, trocas de experiência com pessoas de diferentes áreas, entre outras atividades que aproximaram a população em situação de rua do debate da economia solidária.

> Saiba mais sobre as oficinas técnicas:goo.gl/TdBFek

Veja mais fotos:

Oficina de panificação12 Oficina Panificação (21_11) fotos Fran (43) Oficina Panificação (21_11) fotos Fran (28) Oficina Panificação (21_11) fotos Fran (12)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 3 =