Debate sobre participação popular na política brasileira será realizado nesta segunda-feira

Dia 24 de novembro (segunda-feira), às 19h, a UTFPR sedia o debate “Constituinte exclusiva e participação popular: um outro sistema político é possível”, com o objetivo de ampliar a discussão e a reflexão sobre a relação entre população e sistema político brasileiro. O evento é uma parceria entre a Universidade Tecnológica Federal e as instituições Cefuria, CEPAT e Centro de Formação Milton Santos. Acontece no miniauditório do campus sede, em Curitiba (Av. Sete de Setembro, 3165).

Debate

“Precisamos debater de forma mais aprofundada qual modelo de reforma política queremos. E, em geral, a sociedade não aprofundada esta reflexão por não haver espaços reais de participação social”. declarou a jornalista Ednubia Ghisi, do Cefuria, uma das organizadoras do evento. Maurini de Souza, jornalista e professora da UTFPR, complementa: “depois da Câmara Federal sustar a participação dos Conselhos Populares, em nome de briga entre partidos políticos dominantes, é importante a ampliação das discussões sobre participação política pautada na organização da sociedade civil. E a universidade é o local propício para isso”.

Para o evento, foi marcada uma mesa redonda com a presença de Márcio Berclaz, promotor de Justiça no Estado do Paraná, autor do livro “A dimensão político – jurídica dos conselhos sociais no Brasil: uma leitura a partir da política da libertação e do pluralismo jurídico” (2013), Claudio Ribeiro, advogado trabalhista, ex-dirigente sindical e preso político na época da ditadura, e Liliane Coelho, da Marcha Mundial de Mulheres e da secretaria operativa do Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.

Informações podem ser obtidas pelos telefones 41 3310-4595 (departamento de comunicação da UTFPR) e 41 3225-5582 (CEFURIA).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 6 =