Fórum Comunitário | Jornada de Agroecologia do Paraná reivindica políticas públicas para o modelo popular de agricultura

Banner_jornada-2013_1

A 12ª edição da Jornada será entre os dias 7 e 10 de agosto, na Escola Milton Santos, em Paiçandu, região metropolitana de Maringá/PR.

José Maria Tardin, coordenador da Escola Latino Americana de Agroecologia – ELAA, é o entrevistado do programa Fórum Comunitário desta semana, apresentando a história, os objetivos e os desafios da Jornada de Agroecologia do Paraná.

Criada em 2002, a Jornada de Agroecologia é uma atividade de formação, troca de experiências e reivindicação de políticas públicas para a agroecologia. Segundo Tardin, a construção da Jornada se dá pela necessidade de apresentar à sociedade o esforço de diversas organizações camponesas de fazer uma agricultura mais saudável. Além disso, é um contraponto ao modelo industrial de agricultura, dominada pelo grande capital.

“Naquele momento, não só países como Estados Unidos, mas também já o Brasil, estava sofrendo uma forte pressão dos grandes interesses das empresas transnacionais da agricultura para impor os transgênicos como modelo básico para reestruturar a agricultura a nível mundial”, lembra.

Desafios para agroecologia – Na avaliação do coordenador da ELLA, o grande desafio para a agroecologia atualmente é convencer o governo estadual e federal a estruturar políticas públicas que ajudem no desenvolvimento da agroecologia, seja para viabilizar a produção, com investimentos na formação técnica das famílias, ou com incentivo à pesquisa na área.

“Nós precisamos romper com essa ausência do estado frente ao interesse e a necessidade de se fazer uma transformação radical na agricultura brasileira, passando dessa agricultura que degrada a natura, contamina os alimentos, para uma agricultura ecologicamente correta, fundada no trabalho da família camponesa e a produção de alimentos saudáveis”.

Saiba mais – A 12ª Jornada será de 7 a 10 de na Escola Milton Santos, em Paiçandu, Região Metropolitana de Maringá/PR. Acesse mais informações pelo site www.jornadaagroecologia.com.br

Fórum Comunitário – É um programa da TV Comunitária de Curitiba – CWBTV, exibido semanalmente, as quintas-feiras. Todas as edições também estão disponíveis na página do programa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 1 =