Enfrentamento à violência de gênero: o enfoque no autor de violência doméstica e familiar

O Núcleo de Promoção da Igualdade de Gênero (NUPIGE) do Ministério Público promove encontro para debater os seguintes temas: Violência de gênero na sociedade, Relação entre machismo e violência contra a mulher, Reflexões e responsabilização de homens agressores, Redução da violência doméstica e familiar contra a mulher (relato de experiências).
PROGRAMAÇÂO:

MANHÃ:
09:00 horas- Abertura Oficial

10:00 horas – “Apresentação do programa destinado à reflexão de homens agressores, existente desde o ano de 1999, junto ao Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de São Gonçalo-RJ. Reflexos sobre os processos judiciais.”
Desembargador Marcelo Castro Anátocles da Silva Ferreira. (TJRJ)

TARDE:
13:00 às 13:45 horas – “Apresentação do Grupo Guia: Sensibilização e Orientação aos Autores de Violência contra a Mulher no Juizado de Violência Doméstica e Familiar na Comarca de Curitiba. Reflexos sobre os processos judiciais”.
Luciane Bortoleto (juíza de direito)
Ricardo Kochinski Marcondes e Fernanda Guarnier Domiciano (promotores de justiça)
Equipe Multidisciplinar do Juizado

13:45 às 14:15 horas – “Apresentação do projeto ‘Caminhos’, vinculado ao Juizado de Violência Doméstica e Familiar na Comarca de Londrina. Reflexos sobre os processos judiciais.
Zilda Romero (juíza de direito)
Regina Bergamaschi Bley – SEJU

14:15 às 14:45 horas – “Apresentação do programa ‘Basta’, desenvolvido em diversas comarcas do Estado do Paraná. Reflexos sobre os processos judiciais.”
Regina Bergamaschi Bley e Iris Nascimento do Patronato Central – SEJU

14:45 às 15:15 horas – “Apresentação do programa de atendimento ao agressor vinculado à Vara Criminal da Comarca de Medianeira. Reflexo sobre os processos judiciais”.
André Doi Antunes (juiz de direito)
Ticiane Louise Pereira (promotora de justiça)

15: 15 horas – intervalo para lanche.

15:30 às 16:00 horas – “Apresentação do programa ‘Maria da Penha’, vinculado à Vara Criminal da Comarca de Cianorte. Reflexos sobre os processos judiciais.”
Flávia Braga de Castro Alves (juíza de direito)
Elaine Lopo (promotora de justiça)

16:00 às 16:45 horas – “Apresentação do programa ‘Atendimento aos Autores de Violência Doméstica
(FAMMA)’ vinculado à 2ª Vara Criminal do Foro Regional de Sarandi e ao Juizado de Violência Doméstica e Familiar na Comarca de Maringá. Reflexos sobre os processos judiciais.
Elaine Cristina Siroti (juíza de direito)
Monica Maciel Gonçalves (promotora de justiça) – Equipe multidisciplinar FAMMA
Profª Araceles Frasson de Oliveira – Coordenadora do curso de Psicologia e integrante da Equipe Interdisciplinar da Faculdade Metropolitana de Maringá – UniFAMMA
Profª Eliane Amarilha de Souza Dantas – Coordenadora do curso de Serviço Social e integrante da Equipe Interdisciplinar da Faculdade Metropolitana de Maringá – UniFAMMA

16:45 às 17:15 horas – “Apresentação do projeto ‘SERmais’ (UEPG), vinculado ao Juizado de Violência Doméstica e Familiar na Comarca de Ponta Grossa. Reflexos sobre os processos judiciais.”
Alessandra Pimentel Munhoz do Amaral (juíza de direito)
Aysha Sella Claro de Oliveira (promotora de justiça)

17:15 às 18:15 horas – Debates

18:15 – Lançamento do concurso de frases destinado à reflexão sobre a temática “Machismo” e “Violência contra a Mulher” (com possível participação dos membros, servidores e estagiários do MPPR, TJPR, SEJU e advogados vinculados à OAB/PARANÁ, premiação patrocinada pela ITAIPU).