Audiência pública “Defender a Petrobrás é Defender o Brasil”

>> Acesse aqui o link para o evento no facebook
Fonte: Sindipertro/ SC-PR

A Câmara Municipal de Curitiba promove a audiência pública “Defender a Petrobrás é Defender o Brasil” nesta quinta-feira, às 14h. O objetivo é debater a importância da estatal petrolífera para o desenvolvimento do país e criar uma frente parlamentar em defesa da empresa.

Por indicação do Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina (Sindipetro PR e SC) e do Sindicato dos Petroquímicos do Paraná (Sindiquímica-PR), a audiência foi requisitada pela vereadora Professora Josete (PT) e aprovada na sessão da última terça-feira (01), após debates acalorados.

Para o presidente do Sindipetro PR e SC, Mário Alberto Dal Zot, a Petrobrás passa por uma sucessão de ataques com a finalidade de denegrir sua imagem perante a opinião pública e, assim, diminuir seu potencial de crescimento e desenvolvimento. “Isso está comprovado no novo Plano de Negócios e Gestão, que prevê venda de ativos de patrimônio e redução de investimentos. A situação é agravada pelos oportunistas, como o senador José Serra (PSDB/SP), que aproveita o momento para apresentar um Projeto de Lei (PLS 131/2015) que retira da Petrobrás o direito de ser operadora exclusiva na área do pré-sal”, destacou Dal Zot.

O novo Plano de Negócios e Gestão da Petrobrás, aprovado pelo Conselho Deliberativo da empresa no final de junho, prevê cortes de US$ 89 bilhões nos investimentos e despesas da empresa e venda US$ 57 bilhões em ativos de patrimônio da estatal. “A Petrobrás é muito maior do que os escândalos de corrupção envolvendo empreiteiras que prestaram serviços. Queremos investigação, punição e devolução à Petrobrás dos valores desviados. Todavia, também queremos que a empresa siga como propulsora da economia brasileira, pois responde por 13% do PIB”, destacou.

Com o enfraquecimento da Petrobrás, duas das áreas mais importantes para o desenvolvimento do Brasil seriam gravemente prejudicadas. A Lei dos Royalties, aprovada em 2013, garante que 75% dos royalties do petróleo sejam destinados para a educação e 25% para a saúde. Além disso, o texto também garante que 50% dos recursos do fundo social do Pré-Sal também sejam destinados para estas duas áreas.

Polêmica

Ao contrário do que geralmente acontece, quando as audiências públicas são aprovadas praticamente sem discussão na Câmara, desta vez vários vereadores se posicionaram contra a realização, com o argumento de que o momento não seria adequado, devido às investigações da operação Lava-Jato. Apesar da polêmica, a proposição foi aprovada por 25 votos a 5.

Serviço

Audiência pública: Defender a Petrobrás é Defender o Brasil

Quando? Terça-feira (10/09), a partir das 14h00

Onde? Câmara Municipal de Curitiba (Av. Visc. de Guarapuava, S/N – Centro, Curitiba – PR)

Contato: Mário Alberto Dal Zot, presidente do Sindipetro PR e SC – (41) 8805-2544