Debate | Comunicação Pública: informações plurais e diversidade cultural

12109164_894463097268691_1860723689911395826_n

 

O papel desempenhado pelo campo de comunicação público e suas formas de construção serão tratados em debate nesta quinta-feira (29). A atividade ‘Comunicação Públicas: informações plurais e diversidade cultural’ contará com a presença do jornalista da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e coordenador do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, Jonas Valente.

O debate, que será realizado no Auditório do Campus Juvevê da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é promovido pela Frente Paranaense pelo Direito à Comunicação e Liberdade de (Frentex-PR) e pelo Sindicato dos Jornalistas do Paraná (SindiJor), e conta com o apoio do Departamento de Comunicação da UFPR.

O campo público de comunicação engloba emissoras públicas, educativas, comunitárias, universitárias e legislativas, que têm por fundamento a manifestação e veiculação de conteúdos que abranjam pluralidades sociais e culturais. Esses veículos dão visibilidade às regionalidades, identidade de gênero, sexualidade, expressões regional, local e linguística, como forma de reforçar e construir valores como respeito e democracia.

Promovido pela Frentex-PR e o SindiJor, e tem apoio do Departamento de Comunicação da UFPR, o debate inicia às 19h, no auditório do Campus Juvevê, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e conta com presença do jornalista da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) e coordenador do Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal, Jonas Valente.

A atividade integra a Semana Nacional pela Democratização da Comunicação que ocorre em diversos estados. A Semana traz como proposta o combate ao monopólio midiático e a luta pela garantia do direito à comunicação, através da construção de conteúdos mais plurais.

Sabendo que o papel da comunicação pública, por vezes, não se cumpre e acaba por integrar e reforçar uma rede midiática unilateral, exclusiva e com interesses privados, a participação da comunidade na compreensão e formação de novos embates democráticos da mídia é fundamental.

É preciso pensar a comunicação como uma ferramenta de democratização, que se dá através da produção de informação desvinculada de interesses políticos e econômicos individuais.
>> Confirme presença no evento