Audiência Pública sobre a tarifa do transporte coletivo de Curitiba

(Foto: Chico Camargo/CMC)

(Foto: Chico Camargo/CMC)

O valor da tarifa de técnica do transporte coletivo de Curitiba será tema de audiência pública no próximo dia 12 de novembro. Realizada às 14h, na Câmara Municipal de Curitiba, audiência colocará em debate o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) realizado entre Ministério Público do Paraná (MPPR), as concessionárias de transporte público e a Urbs.

O acordo propõe o aumento da tarifa técnica de ônibus para R$ 3,41 na capital paranaense, o que, segundo as empresas, não basta para que seja renovada a frota de ônibus. A tarifa técnica corresponde ao custo de cada passageiro para o sistema de transporte.

O TAC não observa os parâmetros indicados pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal, realizada no final de 2013, e de auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado, que indicou, no mesmo período, a possibilidade de redução R$ 0,45 no custo do transporte.

A audiência foi solicitada pelo Fórum Popular do Transporte, e contará com a presença de organizações da sociedade civil, sindicatos, e movimentos populares que discutem a periodicidade do aumento tarifário, e o valor dos quilômetros rodados.

Data: 12 de novembro (quinta-feira)
Hora: 14 horas
Local: Câmara Municipal de Curitiba, auditório do Anexo II – Rua Visconde de Guarapuava, esquina com Lourenço Pinto.