5º Arraiá na Associação promove cultura popular e geração de renda

O evento foi realizado na Associação Moradias Sabará I, pelo CEFURIA junto a movimentos sociais parceiros; cerca de 200 pessoas da comunidade e visitantes prestigiaram a atividade.

Conhecido e aguardado pelos moradores da região, o 5º Arraiá na Associação, realizado na Associação Moradias Sabará I, reuniu cerca de 200 pessoas da comunidade e visitantes. O evento, que aconteceu no domingo, 21 de agosto, foi marcado por muita festa e alegria na comunidade do Sabará I, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

Neste ano, o evento contou com o apoio do CEFURIA, por meio do projeto “Construindo uma Cultura Solidária”, celebrado junto à FAS (Fundação de Ação Social de Curitiba), por meio do Termo de Fomento nº 6698/23. Também apoiaram o evento integrantes de movimentos sociais, como o Levante Popular da Juventude, Movimento dos/as Trabalhadores/as por Direitos (MTD/PR), além de empreendimentos de Economia Solidária, como a Rede Mandala – Rede Paranaense de Economia Solidária Campo Cidade.

O Arraiá ofereceu diversas atividades para adultos e crianças, incluindo pescaria, boca do palhaço, cama elástica e piscina de bolinhas. Os participantes também puderam saborear comidas típicas como milho cozido, pastel frito na hora, quentão, bolo e algodão doce.

Uma mostra de produtos locais, produzidos pela própria Associação, foi um dos destaques do evento. Entre os itens expostos estavam camisetas e panos de prato personalizados em serigrafia, resultado das oficinas promovidas com o apoio do projeto “Construindo uma Cultura Solidária” do CEFURIA, que pretende fomentar um empreendimento de economia solidária da associação de moradores.

Para Diego, membro da Associação Moradias Sabará I, a parceria com o CEFURIA é de extrema importância para a comunidade. “Para nós é muito importante receber o apoio do CEFURIA no evento, pois fortalece ainda mais uma atividade que já vínhamos realizando nos anos anteriores. E, a partir das oficinas e cursos do projeto, como o de serigrafia, foi possível termos no evento a nossa barraquinha com os produtos da comunidade, algo que queríamos fazer há muito tempo.”

Um dos objetivos do projeto “Construindo uma Cultura Solidária” é o fortalecimento da organização, da autonomia e do protagonismo dos território. “O evento ofereceu para a comunidade esse momento de alegria, essa oportunidade de poder apreciar a cultura no bairro, com muita música, teatro e brincadeiras. As crianças adoraram tudo isso”, destacou Diego.

Ainda, para o integrante da Associação, parcerias como a do CEFURIA e movimentos sociais favorecem, sobretudo, a comunidade. “Para nós, é muito importante esse tipo de parceria porque quem é mais beneficiado é toda a nossa comunidade. Para nós, isso é o mais importante.”

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 9 =