Oficinas do Projeto Horta e Cozinha Comunitária começaram em fevereiro e estão a todo vapor

No mês de fevereiro se iniciou a etapa de oficinas do projeto Horta e Cozinha Comunitária produzindo Comida, Trabalho e Renda que acontece na comunidade Nova Esperança em Campo Magro. As formações acontecem em dois eixos: horta comunitária e cozinha/padaria comunitária. Nossa oficina inaugural foi no espaço da horta comunitária, na comunidade nova esperança, com muito aprendizado, troca de experiência e prática. Fizemos a observação e análise do solo e começamos a estruturar os canteiros onde será feito o plantio, aproveitamos e plantamos chuchu no entorno da cerca da horta. Além do aprendizado técnico, já neste primeiro encontro conversamos sobre o compromisso coletivo de cuidado e manutenção da horta. Tanto os educadores quanto os educandos colocaram suas perspectivas concordando que ao longo do tempo poderemos escalas de trabalho de acordo com a disponibilidade de cada sujeito. Na avaliação do encontro saímos satisfeitas e satisfeitos com o quanto avançamos em nosso trabalho coletivo.

No domingo seguinte tivemos a primeira oficina na padaria comunitária, com o tema das boas práticas na manipulação de alimentos, com o objetivo de demonstrar técnicas e cuidados de higienização pessoal e coletiva, dos utensílios e da cozinha como um todo, com técnicas de corte de alimentos e regras sanitárias e de cuidado no trabalho em uma cozinha. Neste mesmo domingo, pela manhã, aproveitamos para fazer um mutirão na horta para revirar o solo com um trator manual de aragem e prepara-lo para a nossa próxima oficina.

Fizemos uma pausa no fim de semana do Carnaval e retomamos na semana seguinte.

Ainda em fevereiro, tivemos a segunda oficina na padaria comunitária que teve o objetivo de introduzir os educandos à gastronomia, ao preparo básico de alimentos. Além de aprender mais sobre o uso de utensílios de cozinha e cortes básicos, preparamos um cardápio delicioso com sopa de cebola, frango ao molho de laranja, purê de batata com cenoura e sanduiche de maionese e salada de ovos. Avançamos bastante na socialização das técnicas de produção de alimentos e saímos todas e todos satisfeitos com nosso aprendizado e trabalho cooperativo.

As atividades do projeto são coordenadas pelo Cefuria com apoio do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e o Movimento Popular por Moradia (MPM).

O Projeto Horta e Cozinha Comunitária produzindo Comida, Trabalho e Renda
sob o Termo de Fomento nº 941818/2023, tem como objeto a formação e capacitação dos/as residentes da Comunidade Nova Esperança, um território urbano de ocupação localizado no município de Campo Magro, em hortas e cozinhas comunitárias para a produção de comida, trabalho e renda, promover um processo de qualificação ao mundo do trabalho alinhado à emergente necessidade de garantir segurança alimentar, inclusão produtiva e autonomia socioeconômica à população atendida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + 9 =