20ª Jornada de Agroecologia contará com empreendimentos do campo e da cidade

Texto: Rayane Costa. Fotos: Joka Madruga

Criada em 2002, a Jornada de Agroecologia é um dos maiores eventos brasileiros dedicados ao tema. Neste ano, o evento será realizado em Curitiba, de 22 a 26 de novembro.

A Jornada de Agroecologia foi criada em 2002 e ao longo dos anos passou por diversas regiões do Estado do Paraná. Pela quarta vez consecutiva, Curitiba será a anfitriã do evento, que será realizado no campus Rebouças da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ao lado do shopping Estação.

A 20ª Jornada de Agroecologia está sendo construída de forma conjunta por cerca de 60 organizações, movimentos sociais e populares, coletivos e instituições de ensino. De acordo com Vanda de Assis, militante e educadora popular do CEFURIA – Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo, uma das organizações que compõem a construção do evento:

A Jornada de Agroecologia retrata o processo organizativo dos trabalhadores e trabalhadoras do campo e da agricultura, e que para nós da cidade, é uma experiência fantástica de articulação do campo e da cidade. […] nós sempre participamos da Jornada de Agroecologia, ajudando na construção e aprendendo muito com essa jornada que traz para nós, em toda sua construção, os princípios e os valores da Economia Solidária, que são os valores de uma outra sociedade, de uma outra forma de relações sociais, de uma outra forma de produção. A Jornada de Agroecologia representa isso, ela é um exemplo de organização autogestionária, que nós percorremos em todas as nossas experiências de Economia Solidária.”

O evento, nos seus cinco dias de realização, contará com feira da agrobiodiversidade, espaço para alimentação e feira de artesanatos, com produtos dos assentamentos e acampamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST, de povos indígenas, de comunidades tradicionais e de coletivos da Economia Solidária, incluindo empreendimentos econômicos solidários da Rede Mandala – Rede Paranaense de Economia Solidária Campo Cidade, formada por coletivos que atuam com agricultura, artesanato, panificação, trocas, prestação de serviços, entre outros, que foi possibilitada por meio de um projeto elaborado e conduzido pelo CEFURIA em parceria com a TECSOL – Incubadora de Economia Solidária da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Curitiba, entre 2018 e 2023 (saiba mais: https://redemandalapr.com/).

Além disso, a 20ª Jornada de Agroecologia sediará shows musicais e apresentações culturais nacionais e regionais, seminários, conferências e oficinas, além de uma diversidade de espaços de visitação. Na ocasião, no dia 24 de novembro, das 9h às 11h, será realizada a conferência “Cooperação para a construção da Economia Solidária, Popular e geração de renda – Apresentação de experiências em construção”, que possibilitará o diálogo entre integrantes de empreendimentos econômicos solidários, entidades de apoio e fomento à Economia Solidária (como o CEFURIA, a TECSOL, a Cáritas da Arquidiocese de Curitiba, etc.) e organizações parceiras, sobre os seus desafios, suas perspectivas e suas estratégias para fortalecimento.

A programação completa da 20ª Jornada de Agroecologia pode ser acessada em: https://jornadadeagroecologia.org.br/.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 3 =