Horta e Cozinha Comunitária: Primeira roda de conversa aconteceu no domingo (22)

Foi com muita alegria e entusiasmo que iniciamos nossa primeira roda de conversa do projeto “Horta e Cozinha Comunitária, produzindo comida, trabalho e renda”, na comunidade Nova Esperança, em Campo Magro.

O encontro aconteceu no ultimo domingo (22), preparamos uma bela ornamentação com elementos que conectavam o sentido do projeto, como ferramentas de jardinagem, frutas e legumes, pães e as bandeiras de luta. Iniciamos a roda de conversa com uma boa música para animar o povo que vinha chegando.
Com uma partilha de sementes, propusemos a apresentação de cada pessoa presente no espaço, com isso socializamos as expectativas coletivas e experiências individuais, descobrimos que algumas pessoas já possuem iniciativas de cultivo em seus quintais, seja de hortaliças ou de arvores frutíferas. Um importante momento para que pudéssemos nos conhecer e construir um processo de identidade coletiva.
O espaço proporcionado pela roda de conversa foi essencial para que pudéssemos apresentar com mais profundidade à comunidade os objetivos e a proposta das oficinas de capacitação em horta e cozinha comunitária e para a formação de empreendimentos econômicos, que acontecerão ao longo do próximo ano, além de mapear interesses e motivações.
Fizemos uma breve exposição de como serão os trabalhos nas oficinas em horta comunitária, que incluirão manejo da terra, construção de canteiros, plantio e colheita, e em cozinha comunitária, de panificação, gastronomia básica, alimentação saudável, boas práticas em cozinha etc.

Por fim encerramos com um belo café da tarde saudável, com frutas, pães, geleias, patês, manteiga, bolo. Foi neste clima de descontração e interação que encerramos a primeira atividade do projeto.
Acompanhe nossas atividades pelo site ou em nossas redes sociais!

O Projeto Horta e Cozinha Comunitária produzindo Comida, Trabalho e Renda tem como objeto a formação e capacitação dos/as residentes da Comunidade Nova Esperança, um território urbano de ocupação localizado no município de Campo Magro, em hortas e cozinhas comunitárias para a produção de comida, trabalho e renda,  promover um processo de qualificação ao mundo do trabalho alinhado à emergente necessidade de garantir segurança alimentar, inclusão produtiva e autonomia socioeconômica à população atendida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 5 =