Festa de Encerramento do Ano do Núcleo Maria Rosa da Anunciação com Ciranda das Mulheres da Rede Mandala

Nesta última quinta-feira (08), aconteceu no barracão da Cooperativa Terra Livre, no Assentamento Contestado, na Lapa, Paraná, a festa de encerramento do ano do Núcleo Maria Rosa da Anunciação, integrante da nossa Rede Paranaense de Economia Solidária Campo Cidade (Rede Mandala) e da Rede Ecovida de certificação orgânica participativa .

 

O evento, que contou com mais de 100 pessoas, foi embalado pela 2ª Ciranda das Mulheres do Campo e da Cidade da Rede Mandala e teve como principal tema a participação das mulheres na construção da agroecologia e da economia solidária e a luta contra a violência de gênero.

 

Após a mística de abertura, Amanda Felix, da Escola Latino-Americana de Agroecologia, falou sobre a importância do respeito e dos direitos da mulher nas relações para a produção de alimentos saudáveis e sobre a importância do feminismo para o fazer agroecológico e para a construção desse projeto de vida que é a agroecologia. Em seguida, a Promotora Legal Popular, Teca Bueno, falou sobre as violências de gênero e como as redes de apoio e de enfrentamento ao machismo são esseciais para combatê-las.

Amanda Felix e Teca em suas falas sobre a relação entre agroecologia e justiça de gênero. Foto: Salete Bez

As falas contaram com a entrega de uma cartilha sobre o tema  produzida pelo Cefuria, contendo orientações com canais de denúncia e de atendimento a casos de violência contra a mulher.

 

Na sequência, Juliana Maria Greca, da UTFPR, convidou todas as pessoas presente para um momento de ciranda através da dança circular com música. A proposta veio para fazer nossos corpos existirem no tempo do sentir, do estar e do ser e não do fazer.

Momento da ciranda com dança circular. Foto: Marco Antonio Lehum.

Depois houve a troca de experiências e saberes entre trabalhadoras do campo e da cidade. Pelo campo, tIveram a palavra mulheres de alguns do grupos de agricultura familiar do Núcleo e dos quintais agroecológicos. Já pela cidade, foi a vez de representantes da Rede de Padarias e Cozinhas Comunitárias Fermento na Massa, da Feira Permanente de Economia Solidária do Portão e da Associação Utopia de Produtos e Serviços para o Bem Viver.

Troca de experiências com Lisie Moro da Associação Utopia de Produtos e Serviços para o Bem Viver. Foto: Marco Antonio Lehum.

Troca de experiências com representante do Projeto Quintais Produtivos do Núcleo Maria Rosa da Anunciação. Marco Antonio Lehum

Ao fim, foram dados informes do núcleo e foi servido um almoço para todos/as/es. Junto com o encontro, havia uma feirinha para trocas e comercialização de sementes crioulas, alimentos e artesanatos produzidos pelos grupos do Núcleo Maria Rosa e demais coletivos da Rede Mandala.

Almoço produzido por cozinheiras da Cooperativa Terra Livre na Lapa. Foto: Marco Antonio Lehum

Sem feminismo, não há agroecologia e economia solidária 🌱✊🏿✊🏼✊🏽

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 3 =