2ª Festa da Economia Solidária gera receita 33% superior à primeira edição

Evento aconteceu no dia 14 de dezembro e contou com 34 empreendimentos de Curitiba e Região (Foto: Joka Madruga)

A 2ª Festa da Economia Solidária movimentou o final do ano de 2019 para os empreendimentos da Economia Solidária de Curitiba e Região Metropolitana. Realizada no dia 14 de dezembro de 2019, a segunda edição da Festa fechou com uma receita 33% superior à primeira edição, que aconteceu no final de 2018.

Realizada no Espaço Cultural e Esportivo do Sindicato dos Bancários, a 2ª Festa da Economia Solidária contou com a exposição de 34 empreendimentos, das mais variadas áreas: teve venda de alimentos da reforma agrária e da agricultura familiar, panificados de Padarias Comunitárias, lanches, sucos naturais, artesanatos, cosméticos naturais, terapias, fotografias, livros, além de apresentações culturais ao longo do evento. Dos empreendimentos presentes na Festa, 14 compõem a Rede Mandala.

(Foto: Gisele Carneiro)

Em levantamento preliminar realizado a partir dos empreendimentos que estiveram na Festa, foram vendidos cerca de 430 tipos diferentes de produtos. O valor total levantado pelos empreendimentos foi de R$12.224,30.

Para Rayane Costa, que fez parte da organização das duas edições da Festa e é membro da Tecsol – incubadora de Economia Solidária da UTFPR CT -, o aumento no número de expositores e na receita do evento se deve, principalmente, à expansão das parcerias para a organização do evento. A primeira edição da Festa foi organizada apenas pela Rede Mandala. Já na segunda edição, o Fórum Municipal de Economia Popular e Solidária ficou a cargo da organização.

(Foto: Gisele Carneiro)

“Em 2019, a Festa conseguiu atrair empreendimentos para além da Rede Mandala, construir mais parcerias e fazer mais grupos de trabalho para a organização da festa. Foi uma edição que teve mais atrações culturais também e contou com uma divulgação mais eficaz internamente.  O comprometimento dos empreendimentos também fez com que pessoas não ficassem sobrecarregadas e pudessem comercializar melhor”, conta Rayane.

Os empreendimentos que participaram da 2ª Festa da Economia Solidária eram, em sua maioria, construídos por mãos femininas: ao todo, 115 mulheres estiveram presentes vendendo seus produtos. O evento aconteceu em um sábado, das 10h às 19h.

(Foto: Gisele Carneiro)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 1 =