Rede de Padarias participa de oficina sobre o CADSOL

Voltado às padarias da Rede Fermento na Massa, o treinamento salientou a importância do registro para acesso a políticas públicas

OFICINA CADSOL

Rozicléia de Melo, da Padaria Q. Delícia, Kristiane Reichel e Maria Aparecida Nascimento, da Padaria Belvedere, acompanham as instruções para o registro no CADSOL. / Fernanda Fernandes

No último dia 5 de dezembro, representantes da Comissão Especial de Cadastro, Informações e Comércio Justo e Solidário do Estado do Paraná promoveram um treinamento sobre o Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários, voltado aos associados da Rede de Panificadoras e Cozinhas Comunitárias Fermento na Massa.

Realizada durante reunião do conselho administrativo da Associação das Padarias e Cozinhas Comunitárias, a oficina teve como objetivo ressaltar a importância do cadastro para que cada empreendimento possa ter acesso a políticas públicas relacionadas à ECOSOL. Regina Eliana de Figueiredo, chefe de seção de Economia Solidária do MTE, e Grasiele Modesto de Camargo, técnica da Trilhas – Incubadora Social Marista, conduziram a roda de conversa buscando esclarecer as diretrizes, bem como os aspectos técnicos que envolvem o cadastramento.

O CADSOL é muito importante para a vida das padarias comunitárias e também de outras organizações coletivas de produção. Essa ferramenta é como a carteira de identidade de um empreendimento. A lista dos cadastrados é de acesso público, o que contribui para a visibilidade das iniciativas solidárias. Assim, passam a ser identificados todos os grupos que adotam princípios de solidariedade e de justiça social em suas relações comerciais, cooperando para o reconhecimento do trabalho de milhares de cidadãos e cidadãs envolvidos com a ECOSOL no país. Estima-se que a produção de empreendimentos econômicos solidários já represente 1% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Além do estímulo à integração de todos os elos com a cadeia produtiva, outro benefício do CADSOL é o acesso a políticas e editais públicos, assessorias, programas de financiamento e linhas de crédito, compras governamentais e comercialização de produtos e serviços, entre outras ações. Uma vez que a padaria tenha seu cadastro aprovado no sistema, ela recebe a Declaração de Empreendimento Econômico Solidário (DCSOL) e se torna apta a acessar políticas de fomento e de fortalecimento da organização coletiva, aumentando as possibilidades de trabalho e de renda.

Durante o treinamento, a chefe de seção de Economia Solidária do MTE pontuou que o cadastro é uma forma de desenvolver a Economia Solidária em todo território nacional. “A criação do CADSOL representou um grande desafio, mas também um avanço na pauta da Economia Solidária que, apesar do contexto de transição, vive um momento favorável. O objetivo é simplificar a vida do próprio empreendimento solidário e abrir portas”, afirmou Regina.

Simone Latczuk, agente de desenvolvimento local do CEFURIA e associada da Padaria Comunitária Amizade, em Piraquara, ressaltou que é preciso que cada empreendimento esteja atento às diversas ferramentas que podem ser utilizadas para o fortalecimento da padaria e da rede enquanto coletivo. Para Kristiane Chaves Reichel, da Padaria Comunitária Belvedere, também de Piraquara, os momentos de formação articulados pela associação em parceria com outras entidades só enriquecem a atuação das padarias. “É um tempo que, com certeza, não é perdido, pois podemos aprender e nos desenvolver cada vez mais”.

Como se cadastrar

Para efetivar o registro e obter a Declaração de Empreendimento Econômico Solidário, basta acessar a plataforma CADSOL (clique aqui) e consultar as iniciativas já cadastradas em seu estado na guia “Empreendimentos”. Se não encontrar o seu empreendimento, é necessário abrir um novo cadastro, preenchendo atentamente o formulário com as informações solicitadas. Após o envio dos dados, o formulário será analisado por uma comissão, com representantes dos empreendimentos, do governo e de entidades de apoio.

Para mais informações, consulte o Manual do CADSOL e a Cartilha Passo a Passo do Cadastro de Empreendimentos Econômicos Solidários.

Manual do CADSOL – versão 1.2 Jun.15

Cartilha Passo-à-Passo do CADSOL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 2 =