Clube de Trocas fortalece prática da Economia Solidária durante Circo da Democracia

clube de trocas‘Traz mais um’ é o lema do Clube de Trocas que será realizado durante as atividades do Circo da Democracia, na próxima terça-feira (9). Mais pessoas, mais ideias, mais conhecimentos e debates devem ser levados na atividade, onde diferentes pessoas poderão trocar produtos, saberes e serviços através da prática da Economia Solidária.

Essa será a segunda vez que o ‘Traz + 1’ estará se reunindo. Ele é o desdobramento de uma das atividades realizadas pelo Coopera Rua, projeto desenvolvido pelo Cefuria. O projeto, que aproxima a população em situação de rua de Curitiba da prática e do entendimento da Economia Solidária, contribuiu na articulação de uma Rede de Agentes de Desenvolvimento Local, que atualmente constrói o Clube. Coletivos, organizações, movimentos sociais, servidores e servidoras públicas, Incubadora TECSOL – Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Sociais e Economia Solidária e pessoas em situação de rua integram a Rede.

Realizar o Clube de Trocas é uma forma de abrir diálogos e apresentar a economia popular solidária como uma estratégia de superação das situações vivenciadas pela população, através da prática da Economia Solidária.

Uma forma alternativa de produzir, consumir, comercializar e se relacionar com as pessoas, a Economia Solidária preza pela diversidade, pelo respeito, apoio mútuo, e solidariedade, cooperação, entre outros princípios que colocam as pessoas em primeiro lugar. Por isso, processos de autogestão, com decisões coletivas e trabalho articulado são algumas das características dessa outra forma de Economia.

A prática da troca não é recente. Muitos povos originários da América Latina já trocavam produtos, saberes e conhecimentos adquiridos e construídos coletivamente.
No entanto, é no decorrer do Século XX com a implantação do neoliberalismo, as privatizações e o grande arrocho aos trabalhadores e trabalhadoras latino-americanas que essa prática se inseriu no hábito das classes populares do campo e da cidade.

Moradores da Argentina, Uruguai e, posteriormente, brasileiros e brasileiras tomaram para si o costume de encontros para discussão da realidade local e nacional, aproveitando o momento para realizar trocas de alimentos, produtos e serviços.

Além de estar contribuindo na construção do ‘Traz + 1’, o Cefuria acompanha a Rede Pinhão de Clubes de Troca, composta por vários grupos de Curitiba e Região Metropolitana que se reúnem para trocar, produzir e se organizar em torno do trabalho e direitos sociais, articulando-se com os diversos movimentos sociais.

Em Curitiba, o primeiro Clube de Trocas foi criado em 2001, no bairro Sítio Cercado. Hoje o Clube de Trocas Pinhão existe em vários locais da cidade e se espalha para outros municípios do Paraná.

>> Saiba mais sobre a Rede Pinhão de Clubes de Trocas aqui 

Economia Solidária e Democracia

A democracia é um dos princípios fundamentais da Economia Solidária. Essa alternativa de produção, consumo e comercialização luta por uma forma diferente de desenvolvimento, que coloque o bem-estar das pessoas acima do lucro, através de uma construção de processos horizontais e democráticos.

Circo da Democracia já está instalado na Praça Santos Andrade. (Foto: Flávia Rossito )

Circo da Democracia já está instalado na Praça Santos Andrade. (Foto: Flávia Rossito )

Por isso, essa alternativa de economia estará sendo trazida também no Circo da Democracia, um fórum de debates que estará sendo realizado em Curitiba, entre os dias 5 e 15 de agosto. Com mais de 100 entidades em sua construção – entre elas o Cefuria – o Circo vai promover shows de artistas locais e nacionais, mesas de debate, rodas de conversa, exibições de filmes, exposições, peças de teatro, oficinas, entre outras atividades, voltadas à discussão dos rumos da democracia brasileira.

O Clube de Trocas será um dos momentos para ampliar e discutir o papel da economia popular solidária neste contexto de retirada de direitos e silenciamento das demandas urgentes da população.

>> Veja a programação completa do Circo aqui.

Como Participar?

Você possui alguma coisa em bom estado que não utiliza mais? Produz algo e quer apresentar e, quem sabe, trocar por algo que possa te interessar? Tem algum saber que gostaria de compartilhar? Presta algum serviço que pode ser útil para alguém?

Se sua resposta para alguma das perguntas acima for sim, você pode participar de um Clube de Trocas. A dinâmica dá atividade se dá com o debate do valor de uso e o valor de troca dos produtos, saberes e serviços. Afinal, qual realmente é o valor e o significado que nós damos para as coisas ao nosso redor?

Traga seus produtos, saberes e serviços e participe do Clube de Trocas. Essa é uma das formas de vivenciar a economia solidária.

Programação
Clube de Trocas Traz +1
Data: 9 de agosto de 2016
Horário: 14h
Local: Circo da Democracia
Praça Santos Andrade – Curitiba

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 8 =