Direito à comunicação é tema de encontro estadual no Paraná

Cartaz A3 EPDC (1)Fonte: Agência Pulsar

No próximo sábado (14), movimentos sociais e entidades do Paraná se reúnem em Curitiba para o Encontro Paranaense pelo Direito à Comunicação (EPDC), realizado pela Frente Paranaense pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão (Frentex-PR), com apoio de outras organizações. O evento pretende ser uma preparação para o  Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação, que ocorre em abril em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Após as eleições do ano passado, coletivos e entidades que lutam pelo direito à comunicação acreditam que só será possível vencer os desafios de uma bancada conservadora por meio da formação, articulação e mobilização.

De acordo com Ednubia Ghisi, militante do Levante Popular da Juventude e integrante do CEFURIA (Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo), uma das instituições que apoiam o encontro, entre os objetivos estão a promoção do debate, fortalecimento do tema entre as organizações, fazer o levantamento das pautas estaduais sobre o assunto e tornar o direito à comunicação algo mais plural e ampliado aos diversos movimentos sociais.

Em relação às pautas estaduais, Ghisi afirma que entre as principais estão a luta para que a comunicação pública do Paraná se fortaleça e deixe de servir a interesses políticos. Assim como em outros estados brasileiros, segundo a militante, o Paraná também enfrenta a questão dos políticos em exercício que possuem vínculos diretos com veículos de comunicação, seja por meio de concessão própria ou de familiares.

O evento está marcado para as nove horas no Centro Universitário Internacional (Uninter) e em sua programação estão debates sobre comunicação pública; comunicação popular e comunitária; mídia e direitos humanos, e marco civil da internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 9 =