Mulheres de Curitiba e Região organizam ações para o Dia 8 de Março

8 de março

 

Com a proximidade do dia 8 de março, as mulheres de Curitiba e Região Metropolitana organizam ações para reivindicar os direitos no Dia Internacional da Mulher e demarcar a data como um momento de luta e conscientização. Neste ano, a data cairá num domingo, e portanto serão realizadas duas caminhadas com o tema: Mais DIREITOS, nenhum a menos – MULHERES em MOVIMENTO mudam o mundo!

Sábado, dia 7 de março: concentração na Praça Santos Andrade, com caminhada pelo centro da cidade. A intenção é dialogar com as trabalhadoras e trabalhadores do centro da cidade, os atos levantam questões como a educação inclusiva, direitos trabalhistas das mulheres, e denuncia a violência sexista e a hiper-sexualização da mulher.

Segunda-feira, dia 9 de março: concentração às 10h, na Praça da Mulher Nua, em direção ao Poder Público, realizando uma reflexão sobre a participação política das mulheres e sua representatividade, além de pautar as políticas públicas efetivas para as mulheres paranaenses. Será realizada a entrega de um documento redigido pela organização do ato.

>> Confira o evento no facebook e participe: http://goo.gl/788OZA

As ações são realizadas pelas seguintes organizações: Marcha Mundial das Mulheres, Fórum Popular de Mulheres, União Brasileira de Mulheres, Movimento Mulheres em Luta, Levante Popular da Juventude, Coletivo Alzira, Frente Feminista, Quebrando Muros, RUA, Cefuria, Arte Suruburbana, Sindipsi, APP-Sindicato, CUT, CSP Conlutas.

Alguns dados locais

Segundo números do  estudo Mapa da Violência, realizado pelo Instituto Sangari, o Paraná é o terceiro estado no ranking da violência contra a mulher, atingindo o índice de 6,3 mulheres assassinadas por 100 mil habitantes femininas. O estado tem ainda cinco municípios entre os 50 com mais casos de assassinatos de mulheres em relação à própria população feminina. Piraquara ocupa o segundo lugar no ranking, com 11 mulheres vítimas de homicídio e taxa de 24,4 casos por 100 mil habitantes femininas.

Cinco mil casos de violência contra mulheres foram registrados no Paraná, no último semestre de 2014. Segundo o balanço do Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, pelo menos 13 mulheres são agredidas por dia em Curitiba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 9 =