Hoje é Dia Nacional da Economia Solidária!

Padarias comunitárias

No dia de hoje, 15 de dezembro, é comemorado o Dia Nacional da Economia Solidária. A data escolhida homenageia o nascimento do ambientalista Chico Mendes, assassinado em 1988 por sua militância em defesa dos povos da Amazônia. A economia solidária consiste em um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Ela resgata o cooperativismo como uma das formas de resistência contra o avanço do capitalismo e se apresenta como uma alternativa de geração de trabalho e renda a favor da inclusão social, compreendendo práticas econômicas como cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionadas.

O Cefuria busca contribuir com a proposta da economia solidária a partir da atuação com diversos grupos e iniciativas, como a Escola de Formação Básica Multiplicadora da Economia Popular Solidária “História Social do Trabalho”. Conhecido como Escolinha de Economia Solidária, o curso já teve mais de 40 edições, destinadas especialmente à formação de base.

Seminário catadores 2012A entidade está envolvida diretamente na criação da Cooperativa de Reciclagem do Paraná – COOPERSOL, que atinge cerca de 200 trabalhadores, em Curitiba e Região Metropolitana, e da Associação de Padarias e Cozinhas Comunitárias Fermento na Massa, atualmente composta por 29 padarias comunitárias – a 30ª está em fase de implantação, no Assentamento Contestado, na Lapa.

Junto com outras organizações, o Cefuria ajudou na criação da Feira de Economia Solidária, que hoje é realizada mensalmente, com mais de 20 empreendimentos solidários. Os Clubes de Trocas de Curitiba e Região Metropolitana também são um rico exemplo de experiência de economia solidária. Formados com apoio da entidade, atualmente os grupos se organizam de forma autônoma, em diversas comunidades da grande Curitiba.

Hoje

O Fórum Paranaense de Economia Solidária realiza hoje um ato na Praça Santos Andrade, com programação até as 18h. Além de comemorar o Dia Nacional da Economia Solidária, o evento conta com a exposição de artesanato e produtos.

Acesse aqui publicações do Cefuria sobre Economia Solidária:
>> Cartilhas
>> Livros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 9 =