Padaria Comunitária será inaugurada em Almirante Tamandaré neste sábado

Padarias Comunitárias

A segunda padaria comunitária de Almirante Tamandaré, batizada de “Pão da Vida”, será inaugurada neste sábado (dia 1º), às 9h30. O evento acontece na Paróquia São João Batista e será aberto ao público. Haverá um grande café colonial para apresentar o empreendimento para a comunidade. Estarão presentes os padrinhos do projeto, integrante do Cefuria – Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo, e toda a equipe que irá atuar na Padaria.

Andréia Furquim de Siqueira, líder da Pastoral da Criança e integrante do grupo “Pão da Vida”, conta que a realização do projeto levou pouco mais de três meses: “a maior parte foi realizada a partir de doações e trabalho voluntário, da Paróquia e da comunidade”. A Padaria terá oito trabalhadoras e funcionará às quintas, sextas e sábados.

Seguindo os princípios da Economia Solidária, as padarias comunitárias buscam a geração de renda aliada a solidariedade e cidadania, baseada na gestão coletiva. As Padarias têm encontros mensais para debater as ações da Rede Fermento na Massa, além de cursos de formação. Entre as 130 pessoas que integram as padarias, cerca de 95% são mulheres.

Associação de Padarias

A Associação das Padarias Comunitárias foi criada em 2007, e conta atualmente com 28 empreendimentos na Grande Curitiba. Algumas estão em funcionamento desde 1996, quando um grupo de mulheres viabilizou a compra de equipamentos para a primeira padaria, “Nossa Senhora Auxiliadora”, no Sítio Cercado.

O Cefuria contribui com a criação das padarias há mais de 15 anos, a partir de cursos técnicos, aquisição de equipamentos e formação sobre os princípios da economia solidaria. Desde o início de 2014, o Cefuria realiza ações a partir de financiamento via Secretaria Nacional de Economia Solidária.

Serviço – Inauguração da Padaria Comunitária Pão da Vida
Quando: dia 1º de novembro, às 9h30
Onde: Paróquia São João Batista, na Rua Wladslau Bugalski, 4880, Lamenha Grande, Almirante Tamandaré

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 9 =