Projeto de incentivo à geração de renda para população em situação de rua será lançado em Curitiba

1000325_576288172434619_1191504299_n

Na próxima terça-feira (21), representantes do governo federal estarão em Curitiba para lançamento e assinatura do projeto “Gerando Renda e Criando Dignidade”, que será firmado entre o Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo – Cefuria e o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária. O evento contará com a presença de Claudinei do Nascimento, ministro interino de Direitos Humanos, Diogo de Sant´ana, ministro interino da Secretaria -Geral da Presidência da República, Manoel Dias, Ministro do Trabalho e Emprego, além de representantes de órgãos públicos e organizações da sociedade civil.

Também será celebrado convênio com o Centro de Assessoria Multiprofissional (CAMP) para atuação com população em situação de rua da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Na oportunidade a Fundação Banco do Brasil assinará autorização para aquisição de caminhões de coleta para a Rede Cataparaná, formada por catadores e catadoras de materiais recicláveis do estado, e assinará Termo de Parceria para suporte de escritório nacional do Cataforte – Estruturação de Negócios Sustentáveis em Redes de Cooperação de Empreendimentos Econômicos Solidários de Catadores de Materiais Recicláveis.

Convênio para Apoio a População em Situação de Rua

Elaborado em parceria com o Movimento Nacional da População em Situação de Rua – MNPR de Curitiba, o projeto propõe a realização de atividades de sensibilização, mobilização e formação técnica e cidadã. O projeto está integrado à Política Nacional para População em Situação de Rua com o objetivo de articular esta população em ações de políticas públicas voltadas à erradicação da pobreza, contribuindo para a constituição de empreendimentos econômicos solidários para geração de renda, criação de estratégia de inclusão socioeconômica e autonomia das pessoas em situação de rua.

Segundo dados do censo realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – MDS, publicado em 2009, contabilizam-se 2.776 pessoas em situação de rua apenas na cidade de Curitiba.  Já as estatísticas do MNPR indicam que o número deve ser mais: aproximadamente 10 mil pessoas residem nas ruas no Paraná, metade dela na capital. Em 2012, a Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba recebeu mensalmente, em média, 2 mil pedidos de resgate de moradores de rua por mês via telefone 156.

Capital com histórico de violência

Diante do quadro de violência sofrida pela população em situação de rua em Curitiba, o projeto que será realizado pelo Cefuria simboliza uma possibilidade de fortalecimento da luta pelos direitos desta população. Em 2013, dois homens foram mortos e outro teve 53% do corpo queimado em três bairros diferentes de Curitiba. No ano anterior o quadro havia sido pior: nove pessoas que vivem nas ruas de Curitiba foram vítimas de violência – quatro delas morreram e cinco foram espancadas ou tiveram o corpo incendiado.

Serviço

Lançamento e Assinatura do Projeto “Gerando Renda e Criando Dignidade”
Data: 21 de outubro de 2014
Horário: 9h30
Local: Rua Piquiri, n. 380, Rebouças, no Espaço Cultural e Esportivo do Sindicato dos Empregados em Estabelecimento Bancários de Curitiba e região.

Contato: cefuria@cefuria.org.br | (41) 3225-5582| www.cefuria.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 + 8 =