Padarias comunitárias iniciam cursos e oficinas de capacitação

Oficina Comunicação São José Operário (2) - Cópia

A comunicação também vai entrar nas receitas de padarias comunitárias. Produção de panfleto, serigrafia, técnicas de oratória estão entre os assuntos que fazem parte do conjunto de oficinas de comunicação popular.

As 28 padarias que integram a Associação de Padarias e Cozinhas Comunitárias Fermento na Massa farão parte, durante os próximos dois anos, de um ciclo de cursos, debates e oficinas para fortalecer os grupos de economia solidária. As ações serão realizadas pelo Cefuria, a partir do projeto “Fermento na Massa – Fortalecimento da Rede de Panificadoras e Cozinhas Comunitárias”, firmado com a Secretaria Nacional de Economia Solidária – SENAES. O Cefuria atua junto às padarias há mais de 15 anos, quando contribuiu para a fundação da primeira experiência, no Sítio Cercado, região Sul de Curitiba.

Localizadas em Curitiba e em vários municípios da Região Metropolitana, as padarias têm encontros mensais para decidir sobre as ações da Associação, debater os problemas e passar por formações em temas diversos. Entre as mais de 130 pessoas que fazem parte das padarias comunitárias, aproximadamente 95% são mulheres. Elas estão na produção e gestão dos empreendimentos solidários, e muitas vezes atuam como lideranças nos bairros onde vivem.

Os cursos técnicos de aprimoramento da panificação e as formações sobre plano de negócios têm como objetivo melhorar a produtividade e fortalecer os princípios da economia solidária, como gestão coletiva e valorização do trabalho.

Oficinas de comunicação

A comunicação também vai entrar nas receitas de padarias comunitárias. Produção de panfleto, serigrafia, técnicas de oratória estão entre os assuntos que fazem parte do conjunto de oficinas de comunicação popular realizadas pelo Cefuria neste e no próximo ano, mensalmente.

Ao logo dos encontros, as integrantes das padarias irão decidir sobre o formato e conteúdo de panfletos que ajudarão na divulgação da iniciativa. Também será elaborado um livreto com um resgate sobre a história da criação de cada empreendimento solidário e da Associação Fermento na Massa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + 1 =