Fórum Comunitário | Organizações cobram participação popular na revisão do Plano Diretor de Curitiba

Imagem-Plano diretorCom informações do site Mobiliza Curitiba

Os futuros projetos e diretrizes ligadas à mobilidade, moradia, equipamentos de cultura e lazer de Curitiba estarão em debate neste ano, para a revisão do Plano Diretor da cidade, lei que orienta a ocupação e o crescimento do município. A revisão deve ser feita até dezembro de 2014, a partir de ampla consulta a população, com prevê o Estatuto da Cidade.

Para falar sobre este tema, Hilma de Lourdes Santos, militante do Movimento Nacional de Luta por Moradia – MNLM, e Alexandre Pedrozo, professor e consultor em gestão urbana, participaram do programa Fórum Comunitário, do Canal Comunitário de Curitiba.

Ambos integram a Frente Mobiliza Curitiba, formada no final de 2013 por diversas entidades, coletivos e movimentos sociais para cobrar a participação popular na revisão do Plano. Seminários, oficinas e conversas já foram realizadas para aprofundar o debate sobre os diversos temas ligados à revisão. A Frente pretende monitorar esse processo para que seja participativo e contemple conteúdos básicos da revisão. O Cefuria está entre as organizações que integram a Frente.

Algumas atitudes já deixam claro que a participação social não está sendo priorizada pelo poder público. A Frente solicitou esclarecimentos da Prefeitura Municipal de Curitiba e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – Ippuc sobre a participação da população na revisão. Em carta, os órgãos enviaram uma lista de oficinas marcadas para dez regionais da cidade. No entanto, os encontros estão previstos para daqui a uma semana e não tiveram nenhuma publicidade. Isso desrespeita a resolução nº 25 do Conselho das Cidades, que indica que as atividades relativas à revisão do Plano Diretor devem ser agendadas com no mínimo 15 dias de antecedência e publicadas através meio de comunicação de massa disponíveis.

Confira aqui a entrevista:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 8 =