Rede Mandala inicia curso de comunicação a distância

Começou nesta segunda (11), o Curso de Extensão Universitária: Comunicação Popular para Empreendimentos Econômicos Solidários, em plataforma online. Organizado pelo Cefuria, em parceria com a Tecsol – Incubadora de Economia Solidária da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o curso é voltado para trabalhadoras e trabalhadores membros da Rede Mandala e parceiros.

A ideia de um curso de comunicação para empreendimentos econômicos solidários vinha sendo gestada pela Rede Mandala desde 2019. Com a chegada da pandemia de coronavírus, o curso foi inteiramente reformulado para ser feito a distância e atender às demandas dos empreendimentos no atual contexto de crise. As aulas são semanais, em plataforma online, ao vivo. Ao longo de 20 semanas, serão discutidos temas que envolvem produção de conteúdo para redes sociais, técnicas de texto, fotografia, vídeo e design, experiências de comercialização online e elaboração de plano de comunicação.

O curso faz parte da execução do projeto “Rede Estadual de Economia Solidária Fortalecendo Campo-Cidade”. Estiveram conectados na primeira aula, junto à turma, Dimas Gonçalves, da Agência de Desenvolvimento Solidário (ADS), e Renato Nascimento, gestor do convênio no qual o projeto é contemplado. Em saudação à turma, Nascimento parabenizou o Cefuria “pela iniciativa pioneira” de fazer um curso de comunicação a distância para empreendimentos da Economia Solidária.

No total, a turma de educandas e educandos é composta por 63 pessoas, distribuídas em idades entre 18 e 65 anos, de diferentes cidades: Curitiba, Agudos do Sul, Loanda, Araucária, Colombo, Lapa, Palmeira, Piraquara, São José dos Pinhais, São João do Triunfo, Almirante Tamandaré (todas no Paraná) e a paulista Birigui. Das 63 pessoas, 50 são mulheres.

Todas as redes de empreendimentos que constroem a Rede Mandala têm membros participando do curso: Copasol, Feira Permanente de Economia Solidária, Núcleo Maria Rosa da Anunciação, Rede de Padarias Comunitárias Fermento na Massa, Rede Pinhão dos Clubes de Troca, Rede de Segurança Alimentar e Rede Utopia. Além de redes parceiras, como a Libersol, Associação Vida para Todos e a Tecsol.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + 3 =