Curso de Gestão de Empreendimentos Solidários forma a turma ‘Guilherme Nunes’


A última etapa do Curso de Extensão Universitária de Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários aconteceu nesta segunda-feira (17). Batizada de ‘Guilherme Nunes’, a turma contou com a participação de representantes de empreendimentos solidários do campo e e da cidade, que receberam certificados no último encontro.

O Curso foi realizado pela Tecsol – Incubadora de Economia Solidária da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), promovido pela Rede Mandala e conta com o apoio do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araujo – Cefuria.

A professora Marilene Zazula, coordenadora da Tecsol, contextualizou o projeto da Rede Mandala, destacou a parceria com o Cefuria e falou sobre a realização do curso, que estava previsto no projeto. Ela também falou sobre a importância de ter realizado curso no espaço da UTFPR e agradeceu a parceria com professor Eloy Casagrande Junior, que cedeu o espaço do Escritório Verde para a realização do curso. “Os módulos foram construídos a partir da partilha”, enfatizou Marilene.

O professor Eloy retribuiu o agradecimento e disse que o espaço foi concebido com a visão de trazer a comunidade para dentro da universidade. “Nós aprendemos para onde devemos direcionar nossos conhecimentos e metas”, ressaltou.

Helena Cantão, da Sinergia Alimentos Saudáveis, falou em nome da Rede Mandala e reforçou a importância de estar dentro do espaço da universidade “com nosso jeito, com a nossa cara, em roda, olho no olho, na troca”.

O chefe do Departamento Acadêmico de Estudos Sociais da UTFPR, professor Arilson Pereira do Vale, também falou sobre a importância de promover o curso dentro da universidade: “É nestes momentos que a universidade de fato se realiza, nesta aproximação com a sociedade”.

Marcos Schiefler, diretor do Campus Curitiba da UTFPR, reforçou a relevância desta aproximação com a universidade. “As grandes estrelas deste curso, após as 80 horas realizadas, são vocês”, destacou.

Homenagem

O nome da turma é uma homenagem a Guilherme Afonso Cabral Nunes, que faleceu em abril deste ano. “Gui”, como era carinhosamente chamado, chegou a participar de algumas etapas do Curso de Gestão, sempre muito participativo e dando contribuições sobre as temáticas abordadas no curso. Mesmo tão jovem, já era protagonista na luta por um outro mundo, mais justo e solidário. Para ele, a economia solidária é a saída para os jovens que não encontram oportunidades no mercado de trabalho.

Era filho de Luzia e Leonel Nunes, militantes de movimentos sociais e da economia solidária.

Guilherme Nunes: presente!

Confira a galeria de fotos da última etapa do curso

17-06-2019 - Encerramento do Curso de Gestão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 5 =