Oficina incentiva produção de cosméticos com produtos naturais

Oficina de Cosméticos

Quem chega no Cefuria durantes as tardes desta semana sente, já ao abrir a porta, o resultado dos trabalhos produzidos na oficina de Cosméticos Naturais, que está sendo desenvolvida com integrantes Coopera Rua, projeto desenvolvido pelo Cefuria que busca aproximar a economia solidária de pessoas que estão ou estiveram em situação de rua.

Diversos tipos de ervas, plantas essências, infusões e tinturas dão origem a sabonetes, desodorantes, creme dental, loção pós-barba – entre outros artigos – que estão sendo produzidos na atividade, entre os dias 28 de novembro e 7 de dezembro. Esses produtos se diferem do que se é encontrado em grandes lojas e mercados: são todos feitos com ingredientes naturais.

Oficina de CosméticosIntegrante da Feira Permanente de Economia Solidária há dois anos e uma das assessoras da oficina, Fania Ferreira explica que, além da qualidade desse tipo de produto ser maior, sua fabricação faz parte de uma reflexão mais ampla. “Eles [os cosméticos naturais] são melhores para saúde e também para natureza”, destaca. Para a artesã, se preocupar com a saúde de quem produz, consome e com o meio ambiente é um dos diferenciais da economia solidária.

Participante da atividade, Julia* já desenvolveu alguns trabalhos artesanais, como tricô e crochê. Essa é a primeira vez que trabalha com a produção de cosméticos e diz que tem gostado da oficina. Questionada sobre o que mais gostou de aprender, nem pensa muito. “O creme dental!”

Além da técnica para produção dos artigos, participantes estarão aprendendo alguns princípios da Economia Solidária e algumas formas de coletivos de produção e comercialização existentes. Agora, as pessoas estão refletindo os custos e os valores – não apenas monetário – que estão relacionados ao produtos, para pensar também como apresentarão para outras pessoas o fruto de seus trabalhos.

A oficina de Cosméticos é a segunda de três oficinas que serão ofertadas pelo Cefuria até o dia 16 de dezembro. Ela é resultado de um processo iniciado no começo de 2015, com o início do projeto ‘Gerando renda e criando dignidade com a população em situação de rua de Curitiba’, conhecido como Coopera Rua.

Ao longo desse tempo foram realizadas rodas de conversa, atividades em equipamentos públicos ou em espaços que são acessado pela população em situação de rua, um seminário, trocas de experiência com pessoas de diferentes áreas, entre outras atividades que aproximaram a população em situação de rua do debate da economia solidária.

*Para preservar os/as participantes, os nomes não serão divulgados.

Veja mais fotos da atividade:

Oficina de Cosméticos Oficina de Cosméticos Oficina de Cosméticos Oficina de Cosméticos Oficina de Cosméticos Oficina de Cosméticos Oficina de Cosméticos

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + 4 =