Entidades lançam nota de apoio ao movimento de estudantes secundaristas do Paraná

A carta está aberta para novas adesões de entidades e movimentos. Para assinar, envie o nome da organização para:  coordenacaoprojetos@SindSaudepr.org.br 

Na manhã desta quarta-feira (5), no Centro de Curitiba, os secundaristas realizaram um protesto junto com professores mobilizados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato). (Foto: Leandro Taques)

Na manhã desta quarta-feira (5), no Centro de Curitiba, os secundaristas realizaram um protesto junto com professores mobilizados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato). (Foto: Leandro Taques)

 

Nota de Apoio ao Movimento de Estudantes Secundaristas do Paraná

A partir de segunda-feira, 3/10, estudantes secundaristas de todo o Estado têm se organizado em diversas cidades do Paraná, realizando ocupações em colégios da rede pública de ensino. O movimento está pautado no legítimo direito de protestar contra a Medida Provisória 746/2016, proposta pelo governo interino Michel Temer, que, dentre outros pontos, altera a estrutura curricular do ensino médio público do país.

A Frente Paranaense contra a Privatização da Saúde e a Frente Paranaense em Defesa da Seguridade Social e das Políticas Públicas vêm manifestar todo apoio e solidariedade ao Movimento de Estudantes Secundarista do Paraná que, de forma corajosa e resistente, se posicionou contrário à forma com que o governo federal vem tentando sucatear e desmantelar a educação pública estatal brasileira, ao impor a Medida Provisória 746/2016.
A suposta reforma na educação que está por trás da Medida Provisória 746/2016 representa um grande retrocesso no campo do Ensino Médio ao ignorar a educação como direito universal conquistado.

As entidades que integram ambas as Frentes se somam à luta de cada estudante, pois entendemos que as políticas públicas ofertadas no Brasil são fruto de um processo de luta e construção histórica da classe trabalhadora.

Portanto, qualquer alteração que envolve a oferta dessas políticas, sobretudo no campo da educação e da saúde, deve ser amplamente discutida com a população usuária desses serviços, bem como com os movimentos sociais que protagonizaram lutas em defesa da redemocratização do Estado Brasileiro.

Por fim, repudiamos os retrocessos no Ensino Médio Público propostos na Medida Provisória 746/2016 e reiteramos todo apoio ao Movimento dos/as Estudantes Secundaristas e nos somamos, de forma permanente, à luta em defesa da educação pública, gratuita, presencial, laica e de qualidade.

Integram as Frentes supracitadas:
– Associação de Professoras/es da Universidade do Paraná – APUFPR
– Conselho Regional de Serviço Social – CRESS – 11ª Região
– Centro Acadêmico de Medicina Daniel Egg da FEPAR – CAMDE
– Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo – CEFURIA
– Fórum Nacional de Residentes em Saúde
– Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da UFPR – NESC
– Sindicato de Psicólogas/os do PR – SINDYPSI
– Sindicato de Nutricionistas do PR – SINPAR
– SINDITEST
– SINDSAÚDE-PR
– Sindicato de Médicos/as do PR – SIMEPAR

Um comentário sobre “Entidades lançam nota de apoio ao movimento de estudantes secundaristas do Paraná

  1. Como pessoa fisica e representando o coletivo da Feira Permanente de EcoSol e da Rede Pinhão dos Clubes de Troca reitero total apoio a este movimento e me uno a luta em defesa da Educação e Saude publicas. Fora Temer!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 6 =