Saindo do forno: nova padaria comunitária é inaugurada em Almirante Tamandaré

Pão da Vida  (2)

O empreendimento integra a Rede de Padarias Comunitárias Fermento na Massa, que reúne 28 grupos. Das mais de 130 pessoas que integram a Rede, cerca de 95% são mulheres.

O cheiro de pão recém-saído do forno deu a pista de que algo estava diferente na vila Jardim Valma, no bairro Lamenha Grande em Almirante Tamandaré. A nova padaria comunitária do município foi inaugurada neste sábado (1º), com a presença de mais de 200 pessoas. A padaria batizada de “Pão da Vida, Pão Céu” será fonte de trabalho e renda para oito mulheres, que farão a gestão coletiva e partilha dos ganhos, princípios da Economia Solidária.

Pão da Vida  (5)Entre os participantes e compradores dos mais de 80 pães produzidos para a inauguração estavam vizinhos da comunidade, apoiadores, integrante do Cefuria e membros da Paróquia Nossa Senhora do Rocio, que financiaram os equipamentos.

O padre da Paróquia São João Batista, Valdecir Davila, fez celebração litúrgica e abençoou as instalações da padaria. As integrantes da “Pão da Vida” e da comunidade fizeram agradecimento público a todos os envolvidos e ofereceram um coquetel com produtos da própria padaria.

Andréia Furquim de Siqueira, líder da Pastoral da Criança e integrante do grupo “Pão da Vida, Pão Céu”, conta que a realização do projeto levou pouco mais de três meses: “a maior parte foi realizada a partir de doações e trabalho voluntário, da Paróquia e da comunidade”. A Padaria funcionará às quintas, sextas e sábados.

Pão da Vida  (3)

Associação de Padarias

A Associação das Padarias Comunitárias foi criada em 2007, e conta atualmente com 28 empreendimentos na Grande Curitiba. Algumas estão em funcionamento desde 1996, quando um grupo de mulheres viabilizou a compra de equipamentos para a primeira padaria, “Nossa Senhora Auxiliadora”, no Sítio Cercado.

Pão da Vida  (6)As Padarias têm encontros mensais para debater as ações da Rede Fermento na Massa, além de cursos de formação. Entre as 130 pessoas que integram as padarias, cerca de 95% são mulheres.

O Cefuria contribui com a criação das padarias há mais de 15 anos, a partir de cursos técnicos, aquisição de equipamentos e formação sobre os princípios da economia solidaria.

Desde o início de 2014, o Cefuria realiza ações a partir de financiamento via Secretaria Nacional de Economia Solidária.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 1 =