Fórum Comunitário | Governo do Paraná avança na privatização dos serviços públicos

>> Clique aqui para assistir o programa

A política de privatização do atual governo do estado do Parará é o tema da semana no programa Fórum Comunitário, da TV Comunitária de Curitiba. A entrevista contou com participação de Vanda de Assis, educadora popular do Cefuria – Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo e da Assembleia Popular, e de Luiz Fernando Rodrigues, secretário de Juventude da CUT/PR.

Os entrevistados expuseram o panorama das privatizações e parcerias público privadas em curso na gestão Beto Richa. Entre as iniciativas mais polêmicas está o programa “Tudo Aqui”, que pretende passar parte das funções hoje desenvolvidas pelo serviço público para as mãos de uma empresa privada. Segundo Rodrigues, o programa está orçado em cerca de 3 bilhões de reais, podendo chegar a 7 bilhões, com concessão de 25 anos, prorrogáveis por mais 25.

Serão funcionários do estado, em um prédio que é cedido pelo estado, cabendo à empresa apenas o gerenciamento do serviço. Cada “centro” receberia aproximadamente 10 milhões de reais mensais. “É simplesmente pegar dinheiro público, do bolso contribuinte, e repassar para uma empresa administrar o que é do estado”, opina o integrante da CUT.

Pedágio
Os entrevistados comparam o “Tudo aqui” ao que ocorreu com as estradas paranaenses, privatizadas no governo Jaime Lerner, com concessão de 25 anos. “Toda a sociedade está pagando pela privatização das estradas, pois ali está encarecido o nosso custo de vida, ali está limitando o nosso direito de ir e vir enquanto trabalhadores”, aponta Vanda de Assis.

“Hoje a gente percebe, pelo próprio Tribunal de Contas, que várias empresas que prestam serviços nas rodovias repassam 90% do lucro aos acionistas, investindo somente 10%”, afirma Luiz Fernando durante a entrevista.

Fórum Comunitário – É um programa da TV Comunitária de Curitiba – CWBTV, exibido semanalmente, as quintas-feiras. Todas as edições também estão disponíveis na página do programa.

http://www.youtube.com/watch?v=45DI-dMA_S4&feature=c4-overview&list=UUunidVCYzDw9iCZQ9bMA_JQ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 5 =