O mês de junho foi marcado por atividades voltadas para o fortalecimento das redinhas que já fazem parte da Rede Mandala e para aproximação de novos empreendimentos econômicos solidários com potencial de integrar a Rede ou construir diferentes formas de parceria.
Acompanhando quem já compõe a Rede Mandala, a equipe do projeto “Consolidando a Rede Paranaense de Economia Solidária Campo-Cidade” esteve na reunião do Núcleo Maria Rosa da Anunciação, no município da Lapa, para fortalecer o vínculo entre empreendimentos econômicos solidários do campo e da cidade.
Em outra redinha, a Rede Fermento na Massa de Padarias e Cozinhas Comunitárias, foi realizada uma oficina sobre a constituição da coordenação em uma associação. A demanda surgiu a partir de visitas feitas pela equipe a essa redinha desde o início do ano.
Além disso, a equipe tem fomentado um grupo de pessoas interessadas em dar início a um empreendimento econômico solidário voltado para produção de canecas e camisetas sublimadas. O grupo surgiu a partir da Oficina de Sublimação, realizada no âmbito do projeto “Consolidando a Rede Paranaense de Economia Solidária Campo-Cidade” em maio, na Sede da Associação Costurando Sonhos.
Ainda foram estreitados os laços já construídos com empreendimentos de São José dos Pinhais e Colombo, que ainda não integram a Rede Mandala. E, por fim, parte da equipe fez uma imersão durante o feriado de Corpus Christi para conhecer os trabalhos da RAMA, uma rede agroecológica de mulheres agricultoras da Barra do Turvo, no Vale do Ribeira.
O projeto “Consolidando a Rede Paranaense de Economia Solidária Campo-Cidade” é executado pelo CEFURIA em parceria com a Secretaria Nacional Solidária/SENAES, do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, mediante o Termo de Fomento nº 958711/2024