Abril foi um mês marcado por oficinas e visitas aos grupos que compõem a Rede Mandala. As atividades fazem parte do projeto “Consolidando a Rede Paranaense de Economia Solidária Campo-Cidade”, executado pelo CEFURIA em parceria com a Secretaria Nacional Solidária/SENAES, do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, mediante o Termo de Fomento nº 958711/2024.
Logo no início do mês, no dia 3, a equipe do projeto esteve presente na Assembleia do Núcleo Maria Rosa da Anunciação, que foi realizada no Assentamento Contestado, na Lapa.
No início da manhã, houve um momento para apresentação do projeto e esclarecimento de dúvidas levantadas pelas pessoas presentes. Mais tarde, foi definido o calendário de oficinas que serão realizadas pelo projeto voltadas especificamente para os empreendimentos do campo.
No dia 22, foi realizada a oficina de costura na sede da Associação Costurando Sonhos, no bairro Boqueirão, em Curitiba. A associação une brasileiras e imigrantes refugiadas venezuelanas, que fazem da linha e da agulha sua força de trabalho.
A atividade foi facilitada pela professora Victoria, venezuelana, que explicou os conceitos básicos para tirar medidas e fazer molde para camisetas. A oficina funcionou como a aula inaugural do curso de costura que a Associação Costurando Sonhos fará semanalmente.
Já no dia 27, houve uma oficina de organização de grupos de trabalho, voltada para os empreendimentos que integram a Associação Utopia.
A facilitadora, Adriana Oliveira, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), explicou como funciona a organização do movimento e do coletivo Marmitas da Terra, como forma de exemplificar possibilidades de construção de grupos de trabalho. A explicação foi costurada com momentos de dinâmicas, para que as pessoas participantes pudessem compreender as dificuldades e potencialidades da organização coletiva.
No dia 28, foi a vez da segunda oficina voltada especificamente para a Rede Fermento na Massa de Padarias e Cozinhas Comunitárias, com o tema precificação de produtos. As participantes puderam entender os conceitos básicos que devem guiar a matemática para composição do preço final ao consumidor. Desse modo, foram incitadas à reflexão sobre as práticas em suas próprias padarias, seus pontos fracos e possibilidades de melhorias.