Quem somos

O Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo – Cefuria é uma organização da sociedade civil que atua a partir da educação popular e da formação política, para o fortalecimento da organização popular em Curitiba, Região Metropolitana e outros municípios do interior do Paraná. Nossa atuação busca a construção do Projeto Popular para o Brasil, por um país politicamente democrático, economicamente justo, sob uma sociedade com acesso igualitário a direitos, que respeite e incentive a pluralidade cultural, e em harmonia com o meio ambiente. Acreditamos que estas transformações profundas da sociedade brasileira serão resultado da organização e das lutas do povo.

Temos como objetivos principais organizar e fortalecer grupos auto gestionários de economia popular solidária, visando à construção de um projeto econômico contra-hegemônico; fortalecer a comunicação popular, aliada à formação crítica sobre os grandes meios de comunicação e à luta pela democratização da mídia; e promover espaços de articulação entre as organizações do campo e da cidade, impulsionando a luta pela soberania alimentar e processos organizativos na periferia da grande Curitiba.

Nossa história

O Cefuria nasce em agosto de 1981, no contexto do fim da ditadura militar, quando movimentos populares e sindicais viviam uma retomada da organização e das lutas. As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), inspiradas na Teologia da Libertação, foram o berço para a criação do Cefuria. Não por acaso, o planejamento e a criação do Centro de Formação partiu de integrantes de pastorais sociais, militantes políticos e líderes comunitários. O Cefuria carrega no nome uma homenagem à Irmã Araújo, lutadora que dedicou a vida à organização da população empobrecida na região sul de Curitiba.

Educação Popular

A Educação Popular está na origem do Cefuria, e, apesar das mudanças ao longo das mais de três décadas de existência, permanece como um princípio do trabalho da entidade. A metodologia freireana orienta a atuação dos/as educadores/as populares, na busca do diálogo, da problematização, da identificação de temas geradores, em um processo de construção, apreensão e intervenção na realidade concreta. Esta metodologia quer fomentar o posicionamento crítico com relação às necessidades e contradições sociais, acompanhado de uma prática, autônoma e consciente para a transformação da realidade.

Economia Solidária 

É uma forma de organização do trabalho que busca superar a lógica capitalista, colocando o bem-estar do ser humano acima do lucro. É priorizada a partilha, a ação coletiva e a auto gestão entre trabalhadoras e trabalhadores donos da sua força de trabalho. Estes princípios estão sendo germinados no cotidiano de Padarias Comunitárias, Clubes de Trocas, Associações de Catadores de Materiais Recicláveis e entre a População em Situação de Rua de Curitiba, públicos com os quais o Cefuria atua de forma direta ou indireta. Entre os frutos desta atuação está a Feira e a Loja da Economia Popular Solidária, ambas organizadas de forma autônoma pelos coletivos em que o Cefuria atua ou atuou. A partir da articulação com Cooperativas da Reforma Agrária no interior do estado, a entidade também coordena a distribuição de alimentos saudáveis a grupos e comunidades urbanas empobrecidas. Em espaços de formação e organização conjunta entre o campo e a cidade, se fortalece a unidade para a defesa da soberania e da segurança alimentar.

Comunicação popular

Está espalhada pelas várias áreas de atuação do Cefuria, presente nas metodologias de trabalho e na produção coletiva de experiências e produtos de comunicação. A partir da multiplicação e apropriação desta perspectiva de comunicação, o Centro de Formação lança o desafio conjunto de colocar as “mãos na mídia” e usar as diversas formas de comunicação para o fortalecimento da organização popular. Para além do trabalho desenvolvido diretamente com os grupos com os quais o Centro atua, integramos a organização do Curso Vito Giannotti de Comunicação Popular do Paraná,  que envolve comunicadores/as de diversos municípios do estado em oficinas, formações, trocas de experiências e momentos de articulação. O Cefuria também se soma a outras organizações e movimentos na luta pela democratização da mídia e pelo fim dos monopólios.

Com a intenção de contribuir para a memória e a divulgação das lutas populares do estado, o Cefuria mantém o Centro de Documentação e Biblioteca Popular Mara Vallauri – CEDOC, espaço de pesquisa aberto ao público em geral, com foco em publicações ligadas a Movimentos Sociais, Educação Popular e Socioeconomia Popular Solidária. Junto ao CEDOC está a Videoteca Popular, com mais de 700 títulos que abordam diferentes áreas temáticas.