População em Situação de Rua

Pop rua Segundo dados do censo realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em 2009, quase três mil pessoas se encontravam em situação de rua, em Curitiba.

A estimativa é que tal número tenha aumentado nos últimos anos. Visando contribuir para a superação dessa situação, o CEFURIA tem atuado junto ao Movimento Nacional da População em Situação de Rua, desde outubro de 2014.

Para isso, o CEFURIA realiza ações voltadas à sensibilização, mobilização e organização das pessoas em situação de rua, apresentando uma alternativa para geração de renda baseada na solidariedade, protagonismo coletivo e no bem estar social, onde todos caminhem em direção a uma vida justa e igualitária, através dos princípios da Economia Solidária (Ecosol).

Dessa forma, a organização utiliza uma metodologia já empregada anteriormente em outros trabalhos para um público bastante diferente e específico.

A entidade aposta na criação e desenvolvimento de uma metodologia de trabalho diferenciada, através da pedagogia crítico freireana, para contribuir com a sensibilização e organização dessa população, que possa resultar, num futuro próximo, em empreendimentos de economia solidária autogeridos.

Acreditamos que a superação do assistencialismo passa pelo resgate da dignidade e cidadania participativa, incluindo a geração de renda e o trabalho coletivo. Trabalhamos na perspectiva da emancipação dos sujeitos, onde as pessoas sejam ativas na transformação e na construção de suas realidades.