Encontro Paranaense de Direitos Humanos

Encontro Paranaense Direitos Humanos

Nos próximos dias 31 de julho e 1 de agosto, Curitiba sediará o Encontro Paranaense de Direitos Humanos.  Realizado na sede da APP-Sindicato, o evento pretende promover o diálogo, a rearticulação e a retomada da construção de uma rede estadual de propostas e monitoramento  de políticas públicas de direitos humanos no estado.

A rearticulação de um debate da temática entre movimentos sociais, sociedade civil e organizações sindicais do Paraná se mostra cada vez mais necessário, visto as recentes violações de direitos no estado.

O histórico das lutas por direitos humanos no Paraná e a construção de estratégias de enfrentamento das violações no estado serão abordadas no encontro. Além disso, denúncias também serão apresentadas durante o evento e encaminhadas durante audiência pública.

Os casos emblemáticos de violações de direitos estarão presentes na construção de um informe paralelo ao Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (PIDESC) apresentado pelo Governo Federal à Organização das Nações Unidas (ONU).

As inscrições já estão abertas, e podem ser feitas aqui. Interessados em apresentar relatos de violações de direitos também podem se inscrever através do formulário.

O Encontro é realizado pela organização Terra de Direitos, pela Plataforma DHesca Brasil, pelo Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (Cress – PR), pelo Centro de Referência em Direitos Humanos Dom Hélder Câmara e pela Dom da Terra.

Encontro Paranaense de Direitos Humanos
Data: 31 de julho e 1 de agosto de 2015
Local: Sede da APP Sindicato
Avenida Iguaçu, 880 – Rebouças, Curitiba.

>> Inscrições

Programação

31/07 – Sexta-feira

8h30 – Recepção dos participantes com café da manhã
9h – Direitos Humanos no Paraná – análise de conjuntura
11h – Mapa das lutas por Direitos no Paraná – Construção coletiva de uma síntese

12h – Almoço comunitário

14h – Audiência Pública com representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário Paranaense
16h – Entrega formal ao Poder Público dos casos emblemáticos inscritos
19h – Lançamento do filme “Somos todos defensorxs” – Campanha Nacional Somos todxs defensorxs

01/08 – Sábado

9h – Construção estratégias comuns de enfrentamento das violações aos direitos humanos no Paraná

12h – Almoço comunitário de encerramento