Histórico

Como surgiu o CEFURIA?

O CEFURIA surgiu da necessidade de se fazer formação política e contribuir na articulação dos movimentos sociais, que estavam se organizando após a ditadura militar. As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), inspiradas pela Teologia da Libertação, vinham ajudando na reorganização do povo, mas era preciso avançar ainda mais, ofertando oportunidades de educação popular, para que o povo fosse compreendendo a relação entre as suas lutas e a história do seu país, fosse compreendendo o funcionamento da sociedade, a causa das diferenças sociais, do porquê da existência de pobres e ricos, dos seus direitos, do significado da política e assim por diante.

Após muitos debates com lideranças comunitárias, agentes pastorais, militantes políticos e sociais, o CEFURIA realizou sua Assembleia de Fundação em agosto de 1981.

O que é o CEFURIA?

A palavra CEFURIA é a sigla ou nome fantasia do Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo. Uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja finalidade é fortalecer a organização popular e as lutas do povo por melhores condições de vida. Seu nome é uma homenagem à Irmã Araújo, cuja vida foi dedicada à organização dos pobres da região sul de Curitiba para resolução de seus problemas concretos, principalmente aqueles relacionados à saúde.

Como resultado dessas lutas, conquistas importantes aconteceram nos anos 80, tais como postos de saúde nos bairros, solução para problemas de enchentes, relocação de moradias para áreas com menores riscos, melhoria do transporte coletivo, etc.

Quais os objetivos do CEFURIA?

O objetivo fundamental do CEFURIA é construir o protagonismo popular, contribuir na formação da cidadania plena, ajudar o povo a ter vez e voz. Um povo consciente e organizado não se deixa manipular, nem explorar. Não permite que seus sonhos sejam reduzidos à busca desenfreada pelo consumo, que só faz aumentar a distância entre pobres e ricos, além de destruir a natureza, inviabilizando a vida das novas gerações.

O verdadeiro poder não está nos palácios, mas na força organizada e consciente de um povo. Os movimentos sociais são a expressão desta consciência.

Como o CEFURIA persegue seus objetivos?

O CEFURIA busca atingir seus objetivos através dos serviços ofertados e suas áreas de atuação, promovendo cursos e debates, acompanhando grupos de base, fazendo o registro das lutas em vídeos e impressos, disponibilizando subsídios temáticos para estudo e pesquisa, apoiando as mobilizações sociais.