Roda de Conversa | Violência Obstétrica

Violência ObstétricaA violência sofrida por mulheres durante o parto será tema de Roda de Conversa na próxima sexta-feira (25). A atividade é promovida pelo Centro de Referência em Direitos Humanos Dom Hélder Câmara/Cáritas Paraná e é aberta a todas e todos.

Dados de pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo em 2010 indicam que uma em cada quatro mulheres é vítima de violência obstétrica no Brasil. Segundo o estudo, as violências mais comuns são os maus tratos, os procedimentos dolorosos sem que haja consentimento ou mesmo informação por parte da mãe, assim como falta de analgesia e negligência médica.

Além da comum utilização de procedimentos não necessários à situação, outros direitos previstos em lei são violados, como o impedimento de que algum familiar acompanhe o parto.

Para ajudar no debate promovido pelo CRDH, estarão presentes as facilitadoras Xênia Mello, advogada e atuante no Movimento pelo Bem Nascer; Vanessa Bober, terapeuta ocupacional, doula de parto e pós parto, educadora perinatal e consultora em aleitamento materno; Letícia Caroline Santos, acadêmica do terceiro período de terapia ocupacional e voluntária na maternidade do HC.

Roda de Conversa sobre Violência Obstétrica
Data: 25 de setembro de 2015
Horário: 14h
Local: Centro de Referência de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara
Rua Paula Gomes, 703, 1o andar – São Francisco
Curitiba/PR

Acesse a página do CRDH no Facebook