Rede Mandala participa da XVI Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico

A coordenadora técnica do Projeto Rede Mandala, Maria Teresinha Ritzmann, esteve em uma mesa da programação virtual da XVI Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico, nesta terça (9).

Transmitido ao vivo no canal de Youtube do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o seminário virtual aconteceu no segundo dia da programação e teve como tema o Programa Nacional de Alimentação Escolar e a priorização à produção de base agroecológica e orgânica.

Em sua fala, Maria Teresinha contou em detalhes a construção de políticas em âmbito estadual. No Paraná, são consumidas anualmente 22 mil toneladas de alimentos nas escolas.  Em 2019, cerca de 50% desse total foram adquiridas da agricultura familiar. O estado investiu na alimentação escolar cerca de R$ 26 milhões de reais.  Cerca de 43% desses recursos foram investidos na agricultura familiar.  Aproximadamente 17 mil famílias e 175 cooperativas e associações paranaenses estão inseridas no programa.

Para avançar no processo de transição à agroecologia e  atingir 100% da alimentação orgânica, Maria Teresinha destacou como desafio o fortalecimento das cooperativas da agricultura familiar e da reforma agrária, tanto em termos de gestão, como no acompanhamento técnico.  Atualmente, o Paraná possui 305 mil propriedades rurais. Dessas, 229 mil são propriedades de agricultura familiar. Cerca de 57 mil famílias paranaenses estão inseridas em associações da agricultura familiar e da reforma agrária.

Na avaliação da coordenadora, pautar uma alimentação escolar 100% orgânica é discutir também a preservação de bens imateriais dos povos, como a cultura.  “É preciso dialogar sobre a importância da alimentação saudável, do alimento orgânico. Para o desenvolvimento físico e intelectual dos alunos, mas também no resgate da cultura local, dos hábitos da comunidade, da valorização do que é produzido na comunidade”, destacou.

Como efeito e impactos dessas políticas de incentivo à agricultura familiar e à alimentação escolar orgânica, ela enfatizou a proteção do meio ambiente e das trabalhadoras e dos trabalhadores do campo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 6 =