Mandirituba sedia a 4ª Festa da Semente Crioula

A quarta edição do evento será neste domingo (28), ao longo de todo o dia.

Fotos: Joka Madruga

Fotos: Joka Madruga

Por Franciele Petry Schramm e Ednubia Ghisi
Matéria publicada na 15ª edição do Brasil de Fato

Já imaginou uma variedade de 130 grãos de milhos, de várias cores e tamanhos, para diferentes usos? Essa é a diversidade de sementes de milho crioulo que podia ser encontrada há 10 anos na região Norte do Paraná, segundo levantamento realizado pela Assessoria e Serviços a Projetos em Agricultura Alternativa (AS-PTA).

JOKA Madruga1 - CópiaAtualmente, é difícil encontrar mais de 50 variedades. “Se não tomarmos cuidado, cada vez mais vamos perder a biodiversidade”, destaca o assessor técnico da AS-PTA, André Jantara. As ameaças vêm pelas sementes transgênicas e pela lógica do agronegócio, baseado no cultivo extensivo de poucas variedades. Não por acaso, a maioria dos produtos derivados de milho ofertados nos supermercados são transgênicos.

É para preservar e multiplicar a diversidade de grãos crioulos que um grupo de entidades realiza, anualmente, a Festa da Semente Crioula, em Mandirituba, Região Metropolitana de Curitiba. A quarta edição do evento será neste domingo (28), ao longo de todo o dia.

De mãe para filho
milho crioulo_ASPTAComo forma de resistência e preservação das sementes, há o importante papel de Guardiões. Eles guardam as variedades de uma safra para outra e conservam em sua propriedade ou na comunidade em que vivem.

Morador do Campestre dos Paula, em Mandirituba, João da Costa conta que sua mãe também foi guardiã de sementes. Seguindo seus passos, ele diz que é necessário pensar de forma mais ampla como será conservada cada variedade, além do necessário isolamento e proteção contra a contaminação genética. “Tem que aprender a classificar, separar, saber a época de plantio e colheita de cada variedade”, explica.

Serviço:
A Sede da ABAI fica na Estrada Municipal Otávio de Jesus Biscaia, – s/nº, em Mandirituba.

>> Acesse a 15ª edição completa do jornal Brasil de Fato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 + 2 =