Cefuria é reconhecido como Organização do Ano na Área de Estudos Sociais, em prêmio promovido pela UTFPR

Ana

Ana Inês Souza, coordenadora geral do Cefuria, representou a entidade na cerimônia, e recebeu o prêmio das mãos de Lino Trevisan, professor do Departamento Acadêmico de Estudos Sociais (Daeso).

Na noite desta terça-feira (24), o Cefuria foi homenageado no prêmio ‘Tecnologia Destaque’, como organização do ano, na categoria Estudos Sociais. O prêmio é oferecido anualmente pela Universidade Tecnologia Federal do Paraná (UTFPR), através da Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (DIREC), e reconhece iniciativas de empresas, organizações, empresários e egressos da instituição que se destacaram nas áreas de atuação.

Foram premiadas dezoito categorias – quatro destaques e outras 14 relacionadas às áreas ligadas aos cursos ofertados pela UTFPR. Os homenageados foram indicados por representantes dos diversos departamentos acadêmicos e administrativos da Universidade.

Premio UTFPRAna Inês Souza, coordenadora geral do Cefuria, representou a entidade na cerimônia, e recebeu o prêmio das mãos de Lino Trevisan, professor do Departamento Acadêmico de Estudos Sociais (Daeso), departamento responsável pela indicação da categoria Estudos Sociais na premiação.

A coordenadora conta que a indicação ao prêmio foi recebida com certa surpresa, uma vez que a origem da premiação está relacionada ao Dia da Indústria, mas ela avalia como importante a ocupação desse espaço por organizações da sociedade. “Esse tipo de indicação ajuda a fortalecer o compromisso social que deve existir dentro da universidade”, aponta.

Professora do Daeso, Marilene Zazula explica a indicação do Cefuria à categoria. “Nós entendemos que a Universidade deve cada vez mais abrir espaço para a sociedade, observando as reais necessidades da população”, aponta. “Entendemos que o Cefuria tem uma longa trajetória de trabalho de reivindicação de direitos junto às pessoas excluídas desse sistema econômico”.

Universidade e sociedade

Nos últimos anos, o Cefuria tem desenvolvido atividades coletivas em parceria com a UTFPR, através de espaços como Tecsol – Incubadora de Economia Solidária.

Premiação UTFPRTrevisan explica que o Daeso vem questionando homenagens destinadas apenas a empresas e indústrias. Segundo ele, o departamento tem proposto, junto com outros departamentos, uma ampliação do contato da Universidade com a sociedade, para além das ligações já existentes com empresas. “A UTFPR tem um histórico grande de relação com a indústria, mas a gente acredita que precisamos democratizar mais esse espaço”, aponta o professor do Daeso.

Para ele, a abertura desse espaço possibilita troca maior com outros grupos e diferentes realidades. “A escolha para a premiação e presença de instituições populares e movimentos sociais é uma forma de estar disputando uma universidade pública, de forma que ela se dedique cada vez mais ao público”.

Sobre o Cefuria

O Centro de Formação Urbano Rural Irmã Araújo – Cefuria é uma organização da sociedade civil que atua a partir da educação popular e da formação política, para o fortalecimento da organização popular em Curitiba, Região Metropolitana e outros municípios do interior do Paraná. Em 35 anos de atuação, o Cefuria já atuou junto a diversos grupos e contribuiu de diversas formas para fortalecer o protagonismo popular.

Atualmente, o Cefuria desenvolve projetos relacionados à Economia Solidária em Curitiba e Região Metropolitana e à formação política de diferentes grupos. Entre as atividades desenvolvidas pela organização, está o projeto Coopera Rua, que prevê o fortalecimento da relação entre População em Situação de Rua de Curitiba e a Economia Solidária. O Cefuria também acompanha a Rede Paranaense de Padarias Comunitárias Fermento na Massa e desenvolve atividades no projeto “Formação Político-Cidadã para o mundo do trabalho”, partir de parceria entre o Cefuria e a Fundação de Ação Social (FAS).

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + 7 =